Search
Close this search box.

Será que o café tira o sono? Entenda os efeitos da cafeína!

Compartilhe:

café tira sono

Você tem um ritual para adormecer? Muitas pessoas gostam do relaxamento proporcionado por um óleo essencial, enquanto outras optam por uma playlist calma para acabar com a agitação do dia. Porém, uma dúvida que persiste é se café tira o sono.

Não podemos esquecer que a cafeína é um estímulo natural. Desse modo, se for consumido à noite, o café realmente tira o sono. Por isso, na maioria das vezes, é necessário ficar alerta ao decidir tomar uma xícara ao anoitecer.

De acordo com especialistas, o café tira o sono se for consumido à noite. Porém, a verdade é que o consumo do cafezinho é sinônimo de prazer para a maioria dos brasileiros. Sendo assim, ele acaba sendo companhia para muita gente, desde o amanhecer até o anoitecer.

Qual é o consumo equilibrado de café?

Já sabemos que tomar café à noite tira o sono. Com isso, o fundamental é consumi-lo de forma moderada nesse período. Então, o que significa esse consumo equilibrado de café? Segundo a nutricionista Carla Dias, isso dependerá muito de cada pessoa e, consequentemente, do total de gramas e peso corporal.

Em média, para cada 1 kg, o cálculo de consumo fica em torno de 3 mg. Segundo a Universidade Wayne State, no estado de Michigan, nos Estados Unidos, mesmo sendo consumido moderadamente, o café tira o sono de algumas pessoas, enquanto outras permanecem inabaladas pelos efeitos da cafeína.

Aliás, uma análise foi realizada com 12 pessoas, que tomavam comprimidos com 400 mg de cafeína, equivalente a duas xícaras de café. O resultado mostrou que algumas daquelas que tomaram a bebida até 5 horas antes de dormir ficaram 1 hora sem sono.

Por outro lado, algumas pessoas não apresentaram resistência nenhuma à cafeína. Prova de que o processo é individual, e não existe unanimidade em relação à pergunta sobre café tira o sono por quanto tempo e durante qual período.

Café: o primeiro estimulante da história

Vimos que tomar café tira o sono ou, simplesmente, faz com o que a pessoa fique mais alerta, dependendo do organismo. Com isso, desde que foi descoberta, a bebida tornou-se o primeiro estimulante energético do mundo — tanto que após experimentarem o líquido pela primeira vez, os sacerdotes viraram a noite em vigília com a Bíblia.

A lenda conta que os frutos foram descobertos por cabras, que comeram as frutas de café na floresta da Etiópia. Então, elas passaram a circular pelo espaço de uma forma animada, fazendo com que o pastor do rebanho ficasse atento à movimentação para entender aquela agitação.

café tira sono

O café descafeinado

Logo, o café passou a ter ligação direta com energia, sendo visto como uma forma de gerar ânimo para a prática da atividade física. Contudo, você já se perguntou se café descafeinado tira o sono? Saiba que a falta de cafeína não causa esse efeito a todos os organismos.

O café descafeinado é uma alternativa para pessoas com resistência à substância, que não devem consumi-la após às 17h para manterem uma noite de relaxamento. Nesse sentido, vale destacar que a cafeína pode ser encontrada em outros alimentos, como chocolate, medicações, alguns chás, etc.

Em contrapartida, também há aqueles que tomam café à noite e, em seguida, são capazes de ter uma ótima noite de sono. Por isso, é importante entender que o organismo é individualizado e precisa ser enxergado de tal forma. Então, quando queremos entender se a cafeína tira o sono, o primeiro passo é saber como nosso corpo reage ao consumo da substância.

O café especial e a cafeína

Para aqueles que não abrem mão de tomar um cafezinho, mas não querem o efeito direto da cafeína, o café especial é a solução. O motivo são os grãos 100% arábica, com 50% menos cafeína. Assim, o consumo pode gerar menos consequências ao corpo, desmistificando a ideia de que café tira o sono.

Na Coffee ++, todos os cafés têm acima de 84 pontos, produzidos por campeões de qualidade. Com isso, possuem aspectos sensoriais potentes descobertos no paladar. O café arábica.

A variedade Geisha foi eleita a Melhor do Mundo de 2018, produzida em Minas Gerais, na região da Chapada de Minas. Além de menos concentração de cafeína, os grãos 100% arábica têm cultivo criterioso, que colabora com potencialidade de sabores, doçura natural, notas e acidez equilibrada. Conheça mais sobre esse café aqui.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...