Desde 1953 • Cafés SuperEspeciais
café tira sono

Será que o café tira o sono? Entenda os efeitos da cafeína!

Você tem um ritual para adormecer? Muitas pessoas gostam do relaxamento proporcionado por um óleo essencial, enquanto outras optam por uma playlist calma para acabar com a agitação do dia. Porém, uma dúvida que persiste é se café tira o sono.

Não podemos esquecer que a cafeína é um estímulo natural. Desse modo, se for consumido à noite, o café realmente tira o sono. Por isso, na maioria das vezes, é necessário ficar alerta ao decidir tomar uma xícara ao anoitecer.

De acordo com especialistas, o café tira o sono se for consumido à noite. Porém, a verdade é que o consumo do cafezinho é sinônimo de prazer para a maioria dos brasileiros. Sendo assim, ele acaba sendo companhia para muita gente, desde o amanhecer até o anoitecer.

Qual é o consumo equilibrado de café?

Já sabemos que tomar café à noite tira o sono. Com isso, o fundamental é consumi-lo de forma moderada nesse período. Então, o que significa esse consumo equilibrado de café? Segundo a nutricionista Carla Dias, isso dependerá muito de cada pessoa e, consequentemente, do total de gramas e peso corporal.

Em média, para cada 1 kg, o cálculo de consumo fica em torno de 3 mg. Segundo a Universidade Wayne State, no estado de Michigan, nos Estados Unidos, mesmo sendo consumido moderadamente, o café tira o sono de algumas pessoas, enquanto outras permanecem inabaladas pelos efeitos da cafeína.

Aliás, uma análise foi realizada com 12 pessoas, que tomavam comprimidos com 400 mg de cafeína, equivalente a duas xícaras de café. O resultado mostrou que algumas daquelas que tomaram a bebida até 5 horas antes de dormir ficaram 1 hora sem sono.

Por outro lado, algumas pessoas não apresentaram resistência nenhuma à cafeína. Prova de que o processo é individual, e não existe unanimidade em relação à pergunta sobre café tira o sono por quanto tempo e durante qual período.

Café: o primeiro estimulante da história

Vimos que tomar café tira o sono ou, simplesmente, faz com o que a pessoa fique mais alerta, dependendo do organismo. Com isso, desde que foi descoberta, a bebida tornou-se o primeiro estimulante energético do mundo — tanto que após experimentarem o líquido pela primeira vez, os sacerdotes viraram a noite em vigília com a Bíblia.

A lenda conta que os frutos foram descobertos por cabras, que comeram as frutas de café na floresta da Etiópia. Então, elas passaram a circular pelo espaço de uma forma animada, fazendo com que o pastor do rebanho ficasse atento à movimentação para entender aquela agitação.

café tira sono

O café descafeinado

Logo, o café passou a ter ligação direta com energia, sendo visto como uma forma de gerar ânimo para a prática da atividade física. Contudo, você já se perguntou se café descafeinado tira o sono? Saiba que a falta de cafeína não causa esse efeito a todos os organismos.

O café descafeinado é uma alternativa para pessoas com resistência à substância, que não devem consumi-la após às 17h para manterem uma noite de relaxamento. Nesse sentido, vale destacar que a cafeína pode ser encontrada em outros alimentos, como chocolate, medicações, alguns chás, etc.

Em contrapartida, também há aqueles que tomam café à noite e, em seguida, são capazes de ter uma ótima noite de sono. Por isso, é importante entender que o organismo é individualizado e precisa ser enxergado de tal forma. Então, quando queremos entender se a cafeína tira o sono, o primeiro passo é saber como nosso corpo reage ao consumo da substância.

O café especial e a cafeína

Para aqueles que não abrem mão de tomar um cafezinho, mas não querem o efeito direto da cafeína, o café especial é a solução. O motivo são os grãos 100% arábica, com 50% menos cafeína. Assim, o consumo pode gerar menos consequências ao corpo, desmistificando a ideia de que café tira o sono.

Na Coffee ++, todos os cafés têm acima de 84 pontos, produzidos por campeões de qualidade. Com isso, possuem aspectos sensoriais potentes descobertos no paladar. O café arábica.

A variedade Geisha foi eleita a Melhor do Mundo de 2018, produzida em Minas Gerais, na região da Chapada de Minas. Além de menos concentração de cafeína, os grãos 100% arábica têm cultivo criterioso, que colabora com potencialidade de sabores, doçura natural, notas e acidez equilibrada. Conheça mais sobre esse café aqui.