Desde 1953 • Cafés SuperEspeciais
café individual

Como preparar um café individual?

Não há nada como preparar aquele café individual e apreciá-lo junto de um pãozinho de queijo, não é? Nem sempre estamos em família ou amigos e precisamos servir uma grande quantidade de café. Às vezes, nossa própria companhia já é o suficiente para tirarmos um tempinho para relaxar.

Pensando nisso, que tal aprender como fazer café individual? Assim, você terá a medida certa para consumir sozinho, sem deixar sobras ou desperdiçar os seus grãos, aproveitando o início do seu dia ou aquele fim de tarde da melhor maneira possível. Vamos lá?

Café individual na cafeteira elétrica

Há diversas formas de fazer café individual. Uma delas é usando a cafeteira elétrica. Ela é ótima para quem preza pela praticidade, afinal, faz o cafezinho em poucos minutos. Você pode deixá-la trabalhando enquanto se arruma para o trabalho, por exemplo.

Para preparar o seu café, você precisará de um filtro de papel. Algumas máquinas já acompanham o item, por isso, fique atento à sua versão e lave-o sempre que terminar de usá-lo. Feito isso, é hora de separar as medidas ideais para você.

Antes de colocar o seu café moído no filtro, tenha em mente que, a cada 100 ml de água (1 xícara), é necessário 10 g de café (1 colher de sopa de café). Lembre-se sempre de verificar qual é a quantidade máxima de líquido que o seu recipiente permite. A medida para uma pessoa solteira é de 1:3.

Coloque a água lentamente no compartimento. Não tenha pressa, nem despeje todo o líquido de uma vez só. Para fazer um bom café para uma pessoa, é necessário ter calma, ok? Feito isso, é só ligar a sua cafeteira elétrica e botá-la para trabalhar!

Quando o café começar a pingar, quer dizer que está pronto. Caso o filtro de papel seja descartável, jogue-o com a borra fora o quanto antes. Assim, seu café especial não corre o risco de ficar com um saborzinho amargo. Em seguida, é só servir e se deliciar com a sua própria companhia!

Prepare seu café individual na cafeteira italiana

café individual

A cafeteira italiana também é uma excelente opção para aprender como fazer café normal individual. Vamos ao passo a passo: despeje água até a válvula de segurança, localizada na traseira do aparelho. Com a intenção de não queimar o grão, jogue um pouco de água nessa região também.

Depois, encha o funil com o café especial de sua escolha. Nessa etapa, o recomendado é utilizar café com moagem mais grossa. Mantenha a medida que utilizamos até aqui, de 1:3, ok? Coloque um pouco de água fria no recolhedor para a bebida não queimar quando estiver pronta.

Insira a cafeteira italiana em fogo baixo e espere seu café individual ficar pronto. Não fique longe dela, afinal, você quer estar preparado para retirá-la do fogo quando chegar a hora, certo? Sirva a bebida e se delicie! Não se esqueça de lavá-la somente com água após o uso.

Como usar a cafeteira Nespresso?

Outra forma de aprender como fazer café individual é utilizando a cafeteira Nespresso. Primeiro, dê uma leve enxaguada antes de encher o reservatório com água filtrada ou mineral. Depois, conecte a máquina na tomada e acompanhe o andamento das luzes indicadoras.

Se a luz estiver piscando, quer dizer que a cafeteira está aquecendo. Quando estiver somente acesa, está pronta para preparar o seu café individual. Lembrando que ela comporta somente cápsulas de café, que já contam com a quantidade ideal para uma pessoa.

Daí, é só levantar a alavanca, colocar a cápsula e checar se a xícara está sob a saída de café. Aguarde a cafeteira terminar o trabalho e pronto: sua bebida estará preparada para o consumo! Bom demais da conta, não é? Rápido, prático e fácil. Você pode utilizar as cápsulas de cafés especiais da Coffee ++!

Drip coffee

Você já ouviu falar do drip coffee? Ele é a solução perfeita para quem quer aprender como fazer café para uma pessoa. Conhecido como “café de bolso”, o drip nada mais é que um sachê com hastes flexíveis, encaixadas na borda da sua xícara, posicionando o pacotinho no centro.

Esse é um método superprático de ter o seu café individual prontinho na mesa. É só esquentar a água e despejar delicadamente pelo sachê. O café sairá quentinho e pronto para o consumo. É quase como se você estivesse preparando um chá. Ainda há a opção de adicionar leite, caso prefira.

Conheça os cafés especiais da Coffee ++

Que tal preparar o seu café individual com a ajuda da Coffee ++? Aqui, você encontra cafés especiais, avaliados acima de 84 pontos na SCA (Associação de Cafés Especiais) e 100% arábica, ou seja, apresentam mais doçura e experiências sensoriais recheadas de sabor.

Disponibilizamos nossos produtos em diferentes versões: grãos, moído, cápsula e drip coffee. Você pode experimentar o saborzinho clássico da casa, assim como o Chapada de Minas, o Mantiqueira de Minas, o Cerrado Mineiro e o Geisha, bebida oficial da família imperial japonesa.