Search
Close this search box.

Que tal aprender a fazer brownie de café?

Compartilhe:

brownie de café

Quem não adora se deliciar com o “cafezinho” da tarde junto a um pedaço de bolo ou uma sobremesa saborosa? O brownie de café é ótimo para isso. Por ser feito com os grãos de nossa bebida favorita, ele traz aquele gostinho ainda mais especial que o da receita original.

A receita de brownie de café é supersimples e rápida de fazer. Ela conquista uma textura úmida e uma casquinha crocante por cima, do jeitinho que a gente gosta. É de deixar qualquer um com água na boca!

Como surgiu o brownie?

Antes de seguirmos para a receita, que tal saber um pouco sobre o surgimento do brownie? Ele é bastante popular nos Estados Unidos desde que apareceu pela primeira vez, lá no século 20. Com o tempo, o preparo foi se espalhando pelo mundo até se tornar a sensação que é hoje.

Há muitos rumores sobre a criação do brownie, mas os indícios apontam que foi criado na Nova Inglaterra, no nordeste dos EUA. A história mais divertida é de que uma dona de casa estava fazendo um bolo de chocolate e se esqueceu de acrescentar o fermento. O resultado já podemos adivinhar qual foi, não é?

Receita de brownie de café

brownie de café

É hora de colocar a mão na massa, esquentar o forno e aprender a fazer brownie com café. A lista de ingredientes é extensa, por isso atente-se a cada um deles para não precisar pausar a receita no meio. Vamos lá?

  • 4 ovos;
  • 150 g de chocolate meio amargo;
  • 80 ml de café sem açúcar;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • 200 g de manteiga com sal;
  • 1 pitada de sal;
  • 3 colheres de chá de coco fresco ralado;
  • 2 colheres de sopa de adoçante.

Pegue uma tigela, ou uma batedeira, e bata os ovos junto ao adoçante. Depois, adicione a pitada de sal e a essência de baunilha. Enquanto isso, deixe o chocolate e a manteiga com sal derretendo no micro-ondas por 30 segundos. Caso seja necessário, deixe um tempinho a mais até a consistência estar no ponto.

Com tudo pronto, junte o chocolate derretido aos ovos e misture tudo. Forre uma forma com manteiga e coco ralado, para dar aquele gostinho e textura especial. Em seguida, coloque tudo no forno em 210 graus, durante 15 minutos.

A técnica ideal para sentir se o seu brownie de café está pronto, é colocar um palito e checar se ele está saindo meio molhado. Esse detalhe é superimportante, pois ele precisa ficar mais alguns minutos no forno caso saia inteiramente molhado. Caso saia seco, significa que ele passou do ponto.

Receita de brownie de café com chocolate

Se você é apaixonado por chocolate, deve estar curioso para saber como fazer brownie de café e chocolate em casa, certo? Dessa vez, a lista de ingredientes é um pouco maior, mas garantimos que a receita também é rápida de fazer.

  • 200 g de chocolate meio amargo;
  • 100 g de manteiga sem sal;
  • 265 g de açúcar;
  • 140 g de farinha de trigo;
  • 45 g de chocolate em pó;
  • 4 ovos;
  • 1 colher de sopa de café moído;
  • ½ xícara de chá de nozes (opcional).

Assim como na receita anterior, derreta o chocolate com a manteiga no micro-ondas durante 30 segundos. Se precisar, mexa um pouco e retorne ao aparelho por mais meio minuto. Feito isso, acrescente o café moído, misture e deixe descansando.

Em outro recipiente, bata os ovos junto ao açúcar até formar um creme clarinho. Junte com o chocolate e a manteiga derretidos, e misture bem. Depois, insira a farinha de trigo e o chocolate em pó, e mexa mais um pouco.

Forre uma forma 20 x 30 cm com chocolate em pó e manteiga antes de despejar os ingredientes. Caso opte por acrescentar as nozes, agora é a hora! Espalhe-as ao longo do topo da sobremesa de café. Leve ao forno já preaquecido a 180ºC por 35 minutos.

Utilize a técnica do palito para checar se o brownie está no ponto certo. Se estiver parcialmente molhado, é hora de retirá-lo do forno e deixá-lo esfriar. Daí, é só cortar em fatias, preparar o seu “cafezinho” e se deliciar. Bom demais da conta, não é?

Conheça os cafés especiais da Coffee ++

Que tal optar pelos cafés especiais da Coffee ++ para preparar brownie de café? Aqui, você encontra cafés moídos 100% arábicas, ou seja, com mais doçura e sabor sem qualquer aditivo na composição. Todos eles são avaliados acima de 84 pontos na SCA (Associação de Cafés Especiais).

O saborzinho clássico da casa é uma ótima sugestão para compor a receita. Além dele, há o Mantiqueira de Minas, o Chapada de Minas, o Cerrado Mineiro e o Geisha, que é a bebida oficial da família imperial japonesa. Eles também estão disponíveis em grãos, cápsulas e drip coffee.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...