Search
Close this search box.

Afinal, o café faz bem para saúde?

Compartilhe:

Café e Saúde

Não há nada como aquele cheirinho de café logo de manhã, não é? Muitos têm a bebida como aquele conforto tão esperado para iniciar o dia já no pique. Porém, os questionamentos sobre seus benefícios ainda circulam conversas dos não #cafequizados. Pensando nisso, é hora de responder: afinal, o café faz bem para saúde?

Segundo o Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, o café faz bem quando consumido moderadamente. Ele possui benefícios incríveis para o nosso organismo, como nutrientes que ajudam na prevenção de doenças e outros processos indispensáveis do corpo humano.

Benefícios do café

café ou energético

Vamos direto ao ponto: quais são os principais benefícios do café? Ele contém antioxidantes e outros nutrientes que estimulam nosso organismo, como a própria cafeína. Tudo isso combinado oferece diversos pontos positivos para cuidarmos da saúde.

Perda de peso

Para quem procura emagrecer, o café faz bem à saúde e é um excelente estimulante para a perda de peso. As substâncias presentes no grão — cafeína, ácido clorogênico e a teobromina — afetam e estimulam o nosso metabolismo.

Tomando-a de forma pura, os compostos bioativos presentes na bebida ajudam o organismo a gastar mais calorias, queimando gordura e gerando a perda de peso. Claro que tudo isso combinado com a prática de exercícios físicos se torna ainda mais benéfico à saúde.

Melhor desempenho na prática de exercícios

Aproveitando a deixa da perda de peso, os benefícios do café também se aplicam à rotina de exercícios. A cafeína possui uma ação estimulante aos músculos durante essas atividades, tornando a gordura uma das principais fontes de energia, em vez dos açúcares de carboidratos.

O café faz bem para saúde também porque melhora o rendimento físico, eliminando a sensação de fadiga e aumentando a força muscular. É um ótimo benefício para quem pratica musculação, por exemplo. Consumir de 3 mg a cada 1 kg de peso corporal uma hora antes do treino é uma forma certeira de conquistar a energia desejada.

Combate ao cansaço

O cansaço é um grande inimigo da produtividade e da concentração ao longo do dia. Por isso, os benefícios do café se estendem ao nosso estado de alerta, percepção e atenção, ajudando-o a se aperfeiçoar, principalmente devido à presença de cafeína e compostos bioativos.

A bebida te ajuda a ganhar mais energia, aumentando os hormônios que ativam os neurônios. O recomendado é que seja ingerido cerca de 75 mg de café para que esse efeito seja alcançado. Em outras palavras, uma xícara de café expresso é o suficiente para esse efeito.

Prevenção de câncer

Se consumido moderadamente, o café é saudável até para a prevenção de cânceres de mama, pele, fígado, ovários, cólon e reto. A cafeína, junto com o ácido clorogênico, tocoferois, melanoidinas e outros compostos fenólicos, protege as células de possíveis danos causados por radicais livres.

Isso faz com que a inflamação no organismo diminua e, como consequência, diminuem-se as chances de aparecimento de tumores. O indicado é que sejam ingeridas três xícaras de café torrado ou moído por dia. Assim, seu corpo vai estar mais protegido e o risco de câncer será reduzido.

O que é verdade e o que é mentira?

Deu para notar que o café faz bem para saúde em diversas formas, não é? Agora, há também alguns mitos que rondam o universo dos #cafequizados. Para tirarmos todas as dúvidas, separamos as mais populares e explicamos o que é verdade e o que é mentira.

Mito

Um dos mitos mais conhecidos é o café causar dores de cabeça. Se não bebê-lo excessivamente, esse tipo de malefício não será comum. O mesmo vale para o prejuízo aos dentes. O que faz mal é a escovação ruim e os possíveis descuidos com a saúde bucal.

Verdades

Um dos malefícios do café mais populares é a perda de sono. Por ter um efeito estimulante, a bebida é conhecida por gerar energia, sendo bastante recorrida por quem precisa se manter ativo por longos períodos. Porém, um dos grandes benefícios é que o consumo equilibrado ajuda a controlar os níveis de diabetes tipo 2.

Quem deve evitar tomar café?

Como vimos, o café faz bem para saúde e possui vários benefícios. Mesmo com esse fato, ele ainda precisa ser evitado por quem sofre de pressão alta, problemas cardíacos, insônia, ansiedade e gastrite. Caso não queira deixar a bebida de lado, o recomendado é consultar um médico para descobrir possíveis alternativas.

Os cafés especiais da Coffee ++

Agora que você sabe que o café faz bem para saúde, que tal conhecer os produtos da Coffee ++? Aqui, há cafés especiais que são feitos por quem nasceu debaixo do pé de café, disponíveis em diferentes formatos: em grãos, moído, cápsula e drip coffee.

Todos os cafés são avaliados acima de 84 pontos na SCA (Associação de Cafés Especiais), além de serem 100% arábica, ou seja, mais sabor e doçura sem qualquer adição de aditivos na composição! Aproveite e experimente o clássico da casa, assim como o Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas, Chapada de Minas e Geisha.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...