Search
Close this search box.

Quais são os benefícios de ter o café moído na hora?

Compartilhe:

Café moído na hora em uma tigela

Se já experimentou o café moído na hora, você sabe a diferença que esse detalhe faz na experiência. Ele traz ainda mais à tona as características sensoriais do grão, resultando em uma explosão de sabor. Porém, o sabor conquistado não é o único motivo para moer o café logo antes de servir.

A partir do momento em que o grão é moído, ele começa a oxidar. Isso acontece com os cafés que são moídos antes da venda, por isso a qualidade do grão é preservada por menos tempo. Caso seja moído na hora, a qualidade se manterá, pois o grão terá a capa protetora (a casca) até o momento de consumo.

Tipos de moagem

A Coffee ++ separou os principais tipos de moagem de café que vão ajudar você a consumir o seu “cafezinho” de todos os dias da melhor forma. Vem com a gente!

Moagem grossa

A moagem de café grossa, também chamada de “percolado”, deixa os grãos com espessura semelhante à do sal grosso. Ela não é recomendada para quem costuma preparar o café por meio do filtro tradicional de papel. A prensa francesa é o principal método de prepará-lo.

Moagem média

Perfeita para o preparo de café coado, ela se assemelha à espessura do açúcar cristal. Por ser mais versátil que a moagem grossa, a média pode passar pelo filtro tradicional de papel ou até pelo coador de pano. O Hario V60, a Clever e a Aeropress também são cafeteiras que comportam a moagem.

Moagem fina

Próxima à espessura de sal fino, a moagem fina é bastante usada para o café espresso. Porém, nem toda cafeteira a comporta, correndo o risco de deixar o café amargo durante a extração. Nossa sugestão é usá-la em cafeteiras com filtro ou na cafeteira italiana.

Moagem muito fina

Sim, há um tipo de moagem abaixo da moagem fina. A espessura é semelhante à da farinha, e ela é usada para métodos mais específicos: como o turco ou Ibiriq. Moedores comuns não comportam esse tipo de moagem.

Como moer café em casa?

café moído na hora junto com dois grãos de café

Não há nada como aprender como fazer café moído na hora em casa, certo? É possível deixar esse processo para os equipamentos especializados ou fazer à mão. Primeiramente, caso você se interesse, vamos mostrar alguns tipos de moedores:

Elétrico

O moedor de café elétrico é o mais comum de se ter em casa, porque é fácil de manusear. Ele tem capacidade para uma xícara de até 70 g de grãos e não possui granulometria. A espessura é medida a partir do tipo de moagem, e o tempo de espera é bem curto: entre dez segundos e um minuto.

Semiprofissional

O moedor semiprofissional é recomendado para baristas ou para um #cafequizado de carteirinha. Ele comporta qualquer tipo de espessura, tem até 18 níveis de moagem e capacidade para até 250 g de grãos. Apesar das diversas funcionalidades, o manuseio também é simples.

Manual

Há duas formas de obter o café moído na hora manualmente: com um equipamento especializado ou com a habilidade das suas mãos. Diferentemente dos moedores citados acima, o moedor manual não precisa de energia elétrica, somente da força dos seus braços. Entre as três opções, esta é a mais barata.

Entretanto, se você dispensa o uso de equipamentos específicos e quer moer café na hora usando um acessório que você já tenha em casa, ajudamos nessa missão! Você pode usar o liquidificador e moer até 150 g durante 2 a 5 segundos, fazendo sempre pequenos intervalos.

Há também a possibilidade de usar um mixer, que é bem semelhante ao liquidificador. Em até dois minutos, o café moído na hora fica pronto para o consumo. O rolo de massa também é muito útil. É só colocar os grãos dentro de um saquinho hermético e passar o rolo por cima até quebrar a casca.

Nossa última dica para ter o seu café moído na hora é usar um pilão de pedra. Esse acessório já é menos comum de se ter em casa. Porém, caso o tenha guardado no armário, é só quebrar a casca dos grãos com o almofariz e usar um pouco mais de pressão para moê-lo completamente. Moa 15 g por vez.

Coffee ++: café no formato que você desejar!

A Coffee ++ ajuda você a ter o seu café para moer na hora com grãos 100% arábica para você fazer o processo no conforto de casa. Você pode escolher entre o Clássico da casa e os cafés produzidos pelos nossos produtores: o Chapada de Minas, de Ricardo Tavares; o Mantiqueira de Minas, de Luiz Paulo; e o Cerrado Mineiro, de Gabriel Nunes.

Além do formato em grãos, é possível optar pelos cafés moídos, em cápsulas ou em drip coffee. Todos os nossos cafés receberam mais de 84 pontos na avaliação da SCA (Associação de Cafés Especiais). Garanta já o seu favorito!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...