Search
Close this search box.

Entenda o que é café especial e, porque ele é o n.º 1 entre os apaixonados por café

Compartilhe:

o que é café especial

Se, para você, tomar um cafezinho vai além de consumir uma simples bebida, entender o que é café especial pode explicar o porquê. Afinal, beber café é uma experiência que, com os grãos certos, pode se tornar ainda melhor.

Aroma, sabor, acidez e doçura – são estes e outros critérios que designam o café especial, passando por avaliações internacionais que pontuam a qualidade do produto.

No Brasil, temos diversos cafés que levam o título conforme associações mundiais. Eles se destacam pelo sabor e, principalmente, pela experiência ao tomar o primeiro gole. O equilíbrio entre as notas dispensa aditivos, então você pode degustá-los de forma pura.

Café especial: um padrão internacional de qualidade

Responder à pergunta sobre o que é café especial não é tão simples. Embora represente um alto nível de qualidade, esse tipo de café envolve processos rígidos de controle de qualidade e avaliações criteriosas.

Com a alta demanda por café refinados, que não necessitam de aditivos e possuem doçura natural, a classificação passou a ser cada vez mais importante. Hoje, diversos produtores buscam por esse título, assim cresce a demanda por versões especiais no mercado.

A metodologia criada pela SCA (Specialty Coffee Association) determina a pontuação do grão. Além de características como a moagem e o frescor da torra, a avaliação avalia o sensorial da bebida durante a degustação.

Para receber a classificação o café deve pontuar a partir de 80 pontos ou mais, em uma escala de 0 a 100. Os critérios são variados e englobam desde harmonia até o conceito final. Logo, é a soma que determina o que é café especial.

Critérios de avaliação do café especial

o que é café especial

Sabor, intensidade, doçura, aroma, corpo, entre outros critérios são relevantes para a classificação. Todos estes aspectos são relevantes para a classificação. No entanto, o que é café especial? É aquele que, avaliado segundo os protocolos SCA, possui grãos 100% arábica, tratando-se de um café que “abraça” o paladar logo no primeiro contato.

O arábica é uma espécie de café e se destaca pelo sabor naturalmente adocicado e pela baixa acidez. É a espécie de grãos mais finos, de alta qualidade, de açúcar ou adoçante. Até porque, café é uma fruta e os critérios de cultivo do produtor do café especial elevam a qualidade da bebida.

Em média, são avaliados cerca de dez critérios do café especial: fragrância e aroma, consistência, defeitos presentes ou ausentes; dulçor, acidez, sabor, corpo, balanço, finalização e conceito final.

A classificação é técnica e minuciosa, sem considerar os gostos particulares dos juízes que, por sua vez, possuem certificado com título de Q-Grader (ou seja, especialistas em qualidade do café) e devem seguir os critérios estabelecidos pela SCA.

O único critério subjetivo é o conceito final. Nele, a experiência geral do degustador é considerada, com o intuito de analisar a impressão causada pela amostra de café no sensorial do avaliador, desde o aroma do café até o equilíbrio entre as xícaras, que precisa ser consistente.

Tipos de café especial: opções brasileiras e muito saborosas

Existem diferentes tipos de cafés especiais ao redor do mundo, mas o Brasil se destaca na produção de grãos de alta excelência e notas inconfundíveis – que você encontra aqui na Coffee++.

Sejam originais de terras brasileiras, sejam sementes que encontram aqui um lugar perfeito para crescer, quando o assunto é café de qualidade, estamos em primeiro lugar!

Afinal, o Brasil é a casa do melhor café do mundo. Então, quando você se perguntar “o que é café especial?”, lembre-se dos bons cafés do Brasil, que transmitem delicadeza e força a cada gole.

Catuaí

No tupi-guarani, “catuaí” significa “muito bom” e explica o motivo de essa variedade de café ser uma das mais populares no país. Com sabor adocicado e leveza em contato com o paladar, o Catuaí está presente em cerca de 45% das lavouras brasileiras.

Com frutos vermelhos e amarelos, o produto é 100% nacional e conquista o coração dos apaixonados por café ao redor do mundo, com um sabor equilibrado e naturalmente doce.

Bourbon

A variedade de café Bourbon foi descoberta na África, mas ganhou fama depois que missionários franceses levaram as sementes para a Europa no processo de desbravar novas terras. No Brasil, os grãos, com sabores equilibrados entre a força, o dulçor e o aroma intenso, encontraram ambiente propício para o cultivo.

Você pode encontrar outras subvariedades do café: o Bourbon Vermelho, Bourbon Amarelo e o Bourbon Rosa (ou Laranja, pois, alguns produtores batizaram os frutos rosados do “pink Bourbon”. No Brasil, o amarelo é o mais plantado e conta com alto teor de sacarose, que entrega muita doçura à bebida na xícara.

Encontre o café especial perfeito para você!

Agora que você já sabe o que é café especial, que tal conhecer as opções da Coffee++? Experimente-as e avalie-as do conforto da sua casa, para entender sobre o que os degustadores profissionais estão falando.

Com grãos acima de 84 pontos segundo a avaliação da Associação de Café Especial, nossos cafés são produzidos por produtores renomados e com grãos 100% arábica. Basta degustar para entender a diferença!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...