Search
Close this search box.

Conheça os benefícios da cafeína! Aprenda aqui.

Compartilhe:

benefícios da cafeína

O cheiro do café coado na hora é a única forma possível de iniciar o dia para muitas pessoas. Na verdade, observando o Brasil, esse é o jeito predominante em aproximadamente 98% dos lares brasileiros. Ainda assim, existem muitas dúvidas em relação aos verdadeiros benefícios da cafeína.

Em primeiro lugar, é importante deixar claro que alguns mitos rodeiam o consumo da bebida desde a descoberta dos grãos. O café faz parte da construção de um ritual e é termogênico natural, por isso energia está entre os benefícios da cafeína. Então, não é nenhuma crendice popular “acordar só após a primeira xícara de café”.

Contudo, há artigos científicos que apresentam quais benefícios da cafeína o consumo moderado de café traz para o organismo. Um dos pesquisadores pioneiros em mostrar os pontos relevantes da bebida foi o médico Darcy Ribeiro, no livro “101 razões para tomar café”, com dados que comprovam efetivamente a ação da bebida no organismo.

No geral, os verdadeiros benefícios da cafeína são desconhecidos para muitas pessoas. Porém, segundo o estudo “The Impact of Coffee on Health”, o café age diretamente no controle de depressão, diabetes, estresse, câncer e mal de Alzheimer. Portanto, não faltam motivos para apreciar o seu café.

Cuide do corpo com café!

O cafezinho fica até mais gostoso com esse tanto de justificativa boa, né? Além disso, em relação aos benefícios do café, é importante destacar aqueles ligados à ação na pele.

Por exemplo, o rejuvenescimento é um dos apontamentos defendidos pelo médico Darcy Ribeiro para endossar o consumo de café. Por isso, muitas pessoas defendem os benefícios da cafeína para a pele.

Um ótimo exemplo dessa realidade é a máscara facial com borra de café, que é ideal para os amantes dos processos de skincare. Aliás, você sabia que o café também pode ser usado para deixar o seu cabelo mais bonito? Olha aí mais um dos benefícios da cafeína!

Hidratação capilar à base de café

A hidratação à base de café já deixou muita “blogueirinha” cacheada apaixonada e fez algumas marcas da indústria de cosméticos realizarem experimentos. Trata-se de uma recuperação para os fios crespos e cacheados, e mais um dos benefícios da cafeína.

O preparo é bem simples e você precisa de poucos minutos para criar a mistura. Em relação aos ingredientes, a relação é simples: 2 colheres de creme hidratante, azeite e café. Misture todos os ingredientes em um recipiente, lave bem os fios e, em seguida, aplique a máscara selando cada mecha.

Coloque uma touca plástica e deixe a mistura agir por 30 minutos. Então, lave bem em água corrente e finalize do seu jeito predileto. Toda essa versatilidade do café comprova que o grande Darcy Ribeiro estava muito certo e não exagerou quando listou mais de 100 motivos para tomar café.

Para que serve a cafeína?

benefícios da cafeína

Afinal, para que serve a cafeína? O aspecto energético é um dos pontos prediletos para muitas pessoas, e não é para menos. O café é composto por cafeína que, em termos científicos, é uma espécie de químico natural com ação direta no aumento do foco e da disposição.

Aliás, esse ânimo circula pelos caminhos de descobertas dos grãos. Segundo a lenda, depois que tomaram a bebida, sacerdotes que viviam na ilha de Kaffa, na Etiópia, passaram a noite em oração e concentrados na leitura do Alcorão.

Por isso, a ligação do consumo da bebida com o bem-estar é instantânea. Até porque café é ligação afetiva, amor e processos de aconchego. Nesse sentido, um estudo apresentado no Congresso Mundial de Neurociência da Organização Internacional de Pesquisa do Cérebro provou a ação de felicidade provocada por uma xícara de café.

Essa mesma pesquisa apresentou dados que falam mais sobre os benefícios da cafeína no aumento de concentração e raciocínio lógico no cérebro. Porém, obviamente, o excesso de cafeína não traz benefícios diretos ao organismo. Por isso, o consumo de café especial pode ser uma alternativa de equilíbrio para o corpo.

Os benefícios do café especial

Apesar dos efeitos benéficos para a saúde, o excesso de cafeína pode causar irritabilidade, ansiedade, insônia e agitação. Então, uma solução para os amantes dessa iguaria é o café especial.

Composto apenas por grãos 100% arábica, na xícara, ele tem aproximadamente 50% menos cafeína em comparação com o café robusta, usado pela indústria de café tradicional para mistura e comercialização ao público final.

Além disso, o café especial tem concentração de sabor, notas sensoriais e muito equilíbrio desde o primeiro gole. A Coffee ++ trabalha apenas com cafés superespeciais de pontuação acima de 84 pontos. Todos os grãos seguem regras internacionais de avaliação da Specialty Association Coffee (SCA).

Nesse cenário, uma mesa de jurados especializados considera critérios gerais como sabor, aroma, corpo e acidez, de acordo com a potência de cada café. Um bom exemplo disso é o café da variedade Geisha, que surge com notas sensoriais de flores de jasmim, carambola, acidez equilibrada e muito sabor.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...