Search
Close this search box.

Mousse de café: aprenda diferentes receitas dessa sobremesa

Compartilhe:

mousse de café

O café pode fazer parte da nossa vida em diversos formatos, além da bebida passada na hora. Você sabia que é possível fazer sobremesas e outras bebidas deliciosas à base desse grão tão especial? Uma delas é a mousse de café.

O legal desse doce é que ele pode ser consumido de diferentes formas: puro mesmo, acompanhado de um cafezinho (porque nunca é demais, não é mesmo?), no recheio de uma torta ou bolo, ou como acompanhamento de outras sobremesas.

Então, que tal aprender como fazer uma mousse de café boa demais da conta? Preparamos o conteúdo a seguir para você experimentar diferentes receitas aí na sua casa. Aproveite para convidar seus amigos e familiares para essa experiência especial!

Mousse de café fácil

Vamos começar com uma receitinha de mousse de café fácil e simples de ser feita. Você vai precisar de apenas três ingredientes: uma caixinha de creme de leite, uma de leite condensado e, é claro, café coado (250 ml).

Coloque tudo em um liquidificador ou mixer, e bata até ficar homogêneo. Em seguida, coloque na geladeira ou freezer até formar uma consistência cremosa. Viu como é fácil fazer essa mousse de café coado?

Mousse de café com chocolate

A mousse de café com chocolate é uma combinação maravilhosa e superfácil de fazer como sobremesa daquele almoço ou jantar especial. Para essa receita, você vai precisar de:

  • 395 g de leite condensado;
  • 400 g de creme de leite;
  • 100 ml de café coado;
  • 12 g de gelatina sem sabor incolor dissolvida em água.

Coloque todos esses ingredientes em um liquidificador e bata por aproximadamente três minutos. Transfira o líquido a potes individuais ou em uma travessa. Leve para a geladeira por uma hora ou até formar a consistência de mousse.

Feito isso, é hora de preparar a cobertura dessa mousse de café com chocolate. Em uma panela, coloque 200 g de creme de leite e uma xícara de achocolatado (aproximadamente 200 ml). Misture bem antes de ligar o fogo médio. Depois de ligar, continue mexendo e, quando começar a ferver, misture por mais dois minutos.

Após desligar o fogo, deixe esfriar um pouco. Retire a mousse da geladeira, coloque a cobertura e depois retorne ao refrigerador. Finalize a sobremesa com granulado ou grãos de café.

Mousse de café com chocolate e chantilly

A próxima receita de mousse de café é perfeita para matar aquela vontade de doce depois do almoço ou jantar. O chantilly e o chocolate dão um toque a mais de sabor, formando juntos uma mistura perfeita para bolos também. Para prepará-la, você vai precisar de:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 240 ml de café coado;
  • 1 sachê de gelatina sem sabor dissolvida em água quente;
  • 120 ml de achocolatado em pó.

Bata todos os ingredientes em um liquidificador ou um mixer por cerca de cinco minutos. Transfira para um recipiente, cubra com filme plástico e leve para gelar por três horas, aproximadamente.

Para a segunda etapa dessa receita, você vai precisar de 240 ml de chantilly de caixinha. Bata em uma batedeira até dar o ponto de chantilly. Retire a mousse de café da geladeira e despeje a mistura na batedeira.

Misture na menor velocidade da batedeira até atingir a consistência de mousse. Leve para a geladeira por mais uma hora e pronto! Agora, é só rechear seu bolo ou comer assim mesmo – por falar em bolo, confira essa receita superespecial abaixo para complementar o banquete!

Torta mousse de café

Para fechar a nossa lista de receitinhas, que tal preparar uma torta mousse de café? Essa é mais uma opção de sobremesa deliciosa para o final da tarde ou para uma ocasião especial. Confira a seguir como preparar essa delícia.

Massa

  • 3 ovos;
  • 3 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 colher de sopa da farinha de trigo;
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó.

Bata as claras até atingirem uma consistência mais firme, adicione as gemas e o açúcar e bata até dobrar o volume. Use uma batedeira ou fouet. Misture a farinha de trigo com o chocolate em pó e peneire na massa delicadamente. Em seguida, transfira a mistura para uma forma untada com papel-manteiga e asse em 180 ºC por 15 minutos.

Mousse

  • 300 gramas de chocolate meio-amargo;
  • 240 ml de café coado;
  • 400 g de chantilly;
  • 100 ml de creme de leite;
  • 12 g de gelatina incolor sem sabor.

Prepare a mousse de café da mesma forma que as receitas anteriores: derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas (aos poucos, conferindo o ponto minuto por minuto ou a cada 30 segundos).

Depois, adicione o café e a gelatina, misturando bem. Espere esfriar um pouco e adicione o chantilly. Quando a massa estiver pronta, é só cobri-la com a mousse e levar para gelar por uma hora. Desenforme e decore a torta com gotas de chocolate, granulado ou grãos de café.

mousse de café

Prepare sua mousse com cafés especiais

Para deixar suas receitas ainda mais especiais, que tal usar um café especial? Com mais de 84 pontos pela classificação da Specialty Coffee Association (SCA), os cafés da Coffee ++ mantêm os atributos sensoriais de cada grão para uma verdadeira explosão de sabores no seu paladar. Conheça as opções em nosso site!

E se você quiser conferir outras receitas deliciosas com o seu cafezão de todo dia, continue por dentro do nosso blog! Aqui você confere várias formas diferentes de incrementar a bebida, além de outras dicas e informações sobre esse universo tão especial. Confira!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...