Search
Close this search box.

O que é cafeteira turca e como fazer um café delicioso com ela?

Compartilhe:

cafeteira turca

Você já ouviu falar na cafeteira turca? Também conhecida como ibrik ou cezve, ela tem um design diferenciado das cafeteiras tradicionais, com menor altura e cabo comprido. Essa característica tão marcante evita queimaduras durante o preparo do café.

Essa cafeteira é ideal para o preparo de café turco. Inclusive, por ter características únicas, foi considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2013. Você sabia disso?

Pois é! Se ficou curioso, continue por aqui. Vamos contar tudo sobre essa bebida pra lá de especial e te mostrar como fazer café na cafeteira turca. Assim, você já tem mais uma carta na manga para surpreender seus convidados na hora de servir um cafézinho. Que tal?

O que é cafeteira turca?

A cafeteira turca nada mais é do que uma pequena panela, feita de metal, cobre ou latão, com cabo comprido feito de madeira ou outros materiais. Inclusive, ela pode ser encontrada em cores diversas, em diferentes designs, e pode ser considerada até um item de coleção de um bom #cafequizado. Por que não?

A principal característica dessa cafeteira é que ela é usada para preparar um café sem ser filtrado. Ou seja, a água é fervida junto com os grãos (que devem ser moídos de forma bem fina).

Além disso, na cafeteira turca é possível adicionar especiarias junto aos grãos moídos de café. Canela, cardamomo e anis-estrelado são alguns exemplos que ajudam a realçar os atributos sensoriais do café, como sabor e aroma.

Qual é a história do café turco?

A Turquia tem um papel fundamental na história do café. Isso porque o café turco é um dos métodos de preparo mais antigos da nossa bebida favorita. Lá por volta do século XV, os grãos foram exportados para países árabes, chegando a Istambul (que antigamente era chamada de Constantinopla), em 1555.

A bebida se popularizou de tal maneira que, alguns anos depois, casas de café foram surgindo na região. Com isso, reunir amigos e familiares para tomar uma xícara da bebida se tornou uma tradição (que existe até hoje no mundo inteiro e apostamos que na sua casa também, não é mesmo?).

Até os dias atuais, a bebida preparada na cafeteira turca tem vários significados. Na Turquia, por exemplo, é comum as mulheres servirem café turco para seus pretendentes. Caso queiram seguir com o casamento, elas servem a bebida com açúcar. Ao contrário, o café é servido com sal.

Você já ouviu falar na tradição de ler a borra de café no fundo da xícara para prever o futuro? Isso também é um costume que surgiu com esse tipo de preparo, já que não há filtração dos grãos e a borra fica no fundo da caneca. Curioso, não?

cafeteira turca

Quais são as características do café turco?

Afinal, como é esse tal de café turco? Bom, ele é um cafézinho mais encorpado, justamente por não ser filtrado e poder conter outras especiarias. Além disso, esse método de preparo mantém o teor de cafeína mais alto, proporcionando uma verdadeira explosão de sabores e sensações logo no primeiro gole.

Como todo tipo de café, a bebida turca traz vários benefícios para a saúde. Entre eles, seu poder anti-inflamatório e sua capacidade de reduzir os riscos de doenças degenerativas, cardíacas, câncer e outros males. Além, é claro, de dar mais energia e disposição para o dia!

Como fazer café na cafeteira turca?

Depois de contar toda a história desse cafezão, vamos ao que interessa: como usar cafeteira turca. Se você ficou com vontade de experimentar essa bebida encorpada em casa, aqui vão algumas dicas importantes.

Antes de começar, escolha o café ideal para o preparo. Os cafés especiais, por exemplo, são os mais indicados. Isso porque, diferentemente dos tradicionais, o grão não é torrado excessivamente, o que contribui para um café de qualidade superior, com atributos sensoriais bem presentes. Além disso, a moagem é mais fina, o que é essencial para o preparo.

Dito isso, vamos ao passo a passo sobre como fazer café turco bom demais da conta. Primeiro, coloque água na ibrik. A quantidade deve ser de 50 ml por xícara de café a ser servido. Em seguida, leve a cafeteira ao fogo baixo. Caso queira adicionar especiarias, faça isso nessa etapa.

Quando a água começar a ferver, retire o recipiente do fogo. Agora, adicione o café e espere que o pó vá para o fundo. Ao voltar a cafeteira para o fogo, a mistura levantará fervura três vezes. Em cada uma delas, deixe o cezve descansar até a espuma baixar.

Ao fim da terceira ebulição, retire a cafeteira do fogo e deixe a bebida descansar. O pó se depositará no fundo. Assim que isso acontecer, a bebida estará pronta para ser servida. Uma dica é colocar uma colher de sopa de água bem gelada para a borra assentar ao fundo da cafeteira.

Use a cafeteira turca com café especial

Agora que você já sabe tudo sobre cafeteira turca e como usá-la, que tal preparar seu café turco com a Coffee ++? Todos os nossos cafés são especiais, com mais de 84 pontos na avaliação da SCA (Specialty Coffee Association). Em nosso site, você encontra desde o café clássico até o Geisha, o mais valioso do mundo.

Aproveite e sirva café às pessoas queridas com as nossas xícaras personalizadas. Temos várias opções para você escolher e tornar o momento ainda mais especial. Tenha experiências incríveis com cafés e produtos da Coffee ++!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...