Search
Close this search box.

Saiba como preparar café na cafeteira prensa francesa

Compartilhe:

cafeteira prensa francesa

Se você é um bom #cafequizado, provavelmente já ouviu falar da cafeteira prensa francesa, certo? Por aqui, nós a conhecemos por esse nome, mas ela é chamada de “cafeteira de pistão”, “french press” ou “press pot” em outros lugares. Ela tem como função garantir uma fusão densa entre o café moído e a água.

Além disso, a popularidade da cafeteira francesa é justificada por fazer os óleos e os sedimentos naturais entrarem em contato com o café, deixando-o ainda mais especial. Ela é bastante usada em cafeterias ao redor do mundo, mas também pode ser adotada no conforto da sua casa. Bom demais da conta, não é?

Nós, aqui da Coffee ++, vamos contar um pouco mais sobre esse equipamento e também mostrar o passo a passo de como fazer o seu café para prensa francesa. Preparados?

O que é e quem criou a prensa francesa?

A primeira versão da prensa francesa para café foi feita pelos franceses Mayer e Delforge, em 1852. Nesse período, ela ainda não possuía o êmbolo e somente em 1929 se tornou aquilo que conhecemos hoje. Nela, os grãos de café moído entram em contato com a água quente do mesmo jeitinho que preparamos nossos chás.

O mais interessante é que ela dispensa energia elétrica e até filtro de papel para funcionar. Ela é controlada manualmente, diferentemente de outros tipos de cafeteiras atuais. Você só precisa ter em mãos o próprio equipamento, o café e uma xícara para comportar a bebida. Fácil, não é?

Na cafeteira de prensa francesa, logo de início, é possível encontrar uma jarra ‒ de vidro, metal ou cerâmica. Dentro dela, há um êmbolo, uma peneira e uma tela, que dispensam o uso do filtro de papel e são responsáveis por separar o café da água. Além disso, há um suporte que une todas essas partes.

Aprenda a fazer seu “cafezinho” na cafeteira prensa francesa

cafeteira prensa francesa

Agora que você já sabe de onde ela surgiu, como ela funciona e os principais benefícios dela, é hora de aprender a fazer o seu café especial na prensa francesa! O procedimento é supersimples, mas exige bastante atenção aos detalhes, começando pela qualidade do grão de café e também da própria cafeteira.

Escalde a água

O primeiro passo é um dos mais importantes: escaldar com a água. Esquente, jogue na cafeteira prensa francesa, deixe por uns segundos e depois descarte a água. Isso faz a prensa ficar pré-aquecida, além de manter a bebida aquecida por mais tempo.

Determine a quantidade de café

Antes de separar a quantidade de café, é preciso se atentar à moagem do grão. Para fazer o café na prensa francesa, é recomendado que ela seja um pouco mais grossa. Porém, caso a bebida não esteja intensa da forma desejada, tente moer um pouco mais o grão que da primeira vez. Sem exageros!

Tendo isso em mente, é necessário 10 gramas de café ‒ uma dica infalível é medir essa quantidade por meio de uma colher de sopa ‒ para 100 ml de água. Caso ache necessário, você pode ir adicionando água ao longo do processo.

Adicione a água

Mais uma vez, esquente um pouco a água. Apenas 40 segundos servem para deixá-la na temperatura ideal. Coloque-a na cafeteira prensa francesa lentamente, misture com o café e deixe descansar por cerca de 4 minutos. Assim, o café fica com sabor e aroma mais agradáveis. Se sair muito forte, espere somente 3 minutos nas vezes seguintes.

Aperte a haste

Nesta etapa, procure ir com calma. Vá apertando a haste bem devagar, separando o líquido do café, deixando-o na parte de cima da cafeteira prensa francesa, e pronto! É só servir e se deliciar com o seu “cafezinho” especial. Viu como é simples?

Cafés especiais da Coffee ++ na cafeteira prensa francesa

Tendo o passo a passo em mente, é hora de botar a mão na massa! Que tal experimentar os cafés da Coffee ++ para preparar na sua cafeteira prensa francesa? Aqui, temos cafés especiais feitos por pessoas especiais, com diferentes notas sensoriais, intensidades e aromas.

Além do Clássico, há o café Chapada de Minas, que traz notas sensoriais que lembram baunilha e frutas secas; o Mantiqueira de Minas, com notas que lembram frutas roxas e goiaba; e o Cerrado Mineiro, que possui notas de doce de marmelo e frutas amarelas. Qual é o seu preferido?

O café na Cafeteira Francesa precisa ser moído, mas também disponibilizamos versões em grãos, cápsula e drip coffee para você saborear. Todos eles são 100% arábica, ou seja, com menos cafeína, mais sabor e doçura.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...