Search
Close this search box.

Como fazer cappuccino caseiro de forma fácil e deliciosa

Compartilhe:

como fazer capuccino

Seja para dar aquela esquentadinha em dias mais frios, seja para servir pessoas queridas em momentos especiais, um cappuccino cai muito bem. Fica mais gostoso ainda quando nós mesmos preparamos a bebida em casa, não é? Quer aprender como fazer cappuccino caseiro bom demais da conta? Vamos ajudar!

A origem dessa forma diferenciada de tomar café é bem curiosa. Dizem que tudo começou com um monge italiano chamado Marco D’Aviano, que resistia à ocupação islâmica na Europa. Em um desses conflitos, o exército italiano impediu a entrada de invasores, que deixaram sacas de café para trás.

Segundo a história, esses cafés eram bem amargos, o que não combinava muito com o gosto dos italianos na época. Então, para adoçá-los, o monge usava leite e mel. Foi assim que surgiu o cappuccino. Curioso, não é mesmo?

Nos dias atuais, ele é perfeito para tomar no café da manhã, acompanhar o trabalho ou apreciar no conforto do sofá assistindo ao seu programa favorito. Por isso, vamos ensinar algumas receitas deliciosas, desde a tradicional até algumas opções mais incrementadas. Vem ver!

Como fazer cappuccino tradicional

O cappuccino clássico só leva dois ingredientes, sabia? Café e leite. Pois é! Porém, para diferenciá-lo do simples “café com leite”, o segredo é adicionar uma espuminha de leite na xícara. Tenha calma, vamos explicar direitinho como fazer cappuccino tradicional bem gostoso aí na sua casa!

Você vai precisar de:

  • ⅓ de xícara de café (o café em cápsula, por exemplo, pode ser mais prático);
  • ⅓ de xícara de leite quente;
  • ⅓ de xícara de espuma de leite.

Para preparar a espuma de leite, você vai precisar de ¼ xícara de leite, um pote de vidro com tampa e um micro-ondas. No recipiente, você deve acrescentar o leite frio (integral ou semidesnatado), fechar com a tampa e agitar até formar uma espuminha. Abra o pote e leve ao micro-ondas por 30 segundos.

Porém, fique de olho, porque o leite pode ferver e derramar! Depois, é só usar uma colher para colocar a espuma por cima da xícara com café e prontinho: você aprendeu como fazer cappuccino com leite tradicional e delicioso!

Como fazer cappuccino cremoso caseiro

como fazer capuccino

Uma forma deliciosa e fácil de dar uma incrementada na maneira como fazer cappuccino e deixá-lo ainda mais especial é fazer uma versão bem cremosa. Essa é uma opção perfeita para servir aos amigos após o almoço ou aproveitar sozinho mesmo. Venha aprender como fazer cappuccino cremoso caseiro:

Além do café da sua preferência, já preparadinho, você vai precisar de:

  • 1 xícara de açúcar;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó.

Para preparar esse cappuccino cremoso superespecial, você vai precisar misturar o açúcar e o café na batedeira. Bata na velocidade alta por cerca de quinze minutos. Depois, acrescente a canela e o chocolate em pó, mexa um pouco com uma espátula e ligue a batedeira por mais cinco minutos. Por fim, leve ao freezer.

Na hora de servir, você pode colocar duas colheres de sopa de cappuccino cremoso e ½ xícara de leite quente ou frio. Essa receita também é uma opção para quem quer saber como fazer creme de cappuccino para comer de colher ou usar em outras receitas. Dá até água na boca!

Como fazer cappuccino de chocolate

Depois do tradicional e do cremoso, é hora de ver como fazer cappuccino de chocolate! O bom do café especial é que ele fica delicioso sem açúcar. Por isso, podemos dar uma incrementada bem deliciosa nas receitas de cappuccino sem sentir culpa, não é mesmo?

Anota aí o que você vai precisar para preparar essa bebida:

  • 1 xícara de café da sua preferência (que tal usar o drip coffee? Assim, você já coa diretamente na xícara e na medida certa!);
  • 2 colheres e meia de sopa de leite em pó;
  • 2 colheres de achocolatado;
  • Canela e chantilly (opcional).

É bem fácil: basta colocar, na mesma xícara onde o café foi feito, o leite em pó e o achocolatado e misturar bem. Depois, você pode decorar com a canela e o chantilly. Prontinho!

Para você que é #cafequizado, mas também ama chocolate, outra opção é usar a barra com uma lata de leite condensado e o café da sua preferência. Para isso, você mistura tudo no liquidificador (lembre-se de colocar o café primeiro, depois o leite condensado e o chocolate) até formar uma mistura cremosa e homogênea.

Garanta momentos especiais com cafés especiais

Agora que você já sabe como fazer cappuccino cremoso no liquidificador, com ou sem chocolate, e também a forma clássica e tradicional, que tal garantir um café especial para deixar esse momento ainda mais único e prazeroso (e a receita ainda mais deliciosa)?

Na Coffee ++, você encontra várias opções de cafés produzidos por pessoas apaixonadas por aquilo que fazem, com sabores e aromas únicos, todos com pontuação acima de 84 pontos. Aproveite para experimentar e levá-los para casa para curtir momentos especiais ao lado de quem ama!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...