Search
Close this search box.

O café japonês e sua relação com o Brasil

Compartilhe:

modelo asiática se deliciando com um café japonês em uma cafeteria

Quando se pensa em café, é comum associá-lo a países ocidentais, como França, Itália e Brasil. Porém, o oriente também possui uma relação íntima com a bebida, especialmente o Japão. O café japonês é o primeiro preparado com técnicas especiais, vamos apresentar algumas delas a seguir.

Origem do café no Japão

Os hábitos japoneses vão além do tradicional consumo de chá. Já faz tempo que o Japão é o terceiro maior importador de café no mundo, principalmente do café brasileiro, trazendo a cultura do café para o país.

O café chegou ao Japão por meio das embarcações holandesas no porto de Dejima, em Nagasaki, no início do século XIX. Porém, o produto só começou a ser difundido na transição do feudalismo para a modernização da Era Meiji, quando o país se abriu para relações internacionais.

A partir de então, a população rural passou a ocupar os centros urbanos e as primeiras cafeterias japonesas, chamadas kissaten, foram abertas. Já a relação do café brasileiro com o Japão teve início com a imigração dos japoneses no Brasil, em 1908, quando o navio Kasatu Maru chegou ao porto de Santos.

Os japoneses chegaram ao Brasil para trabalhar nas fazendas de café em São Paulo. A partir disso, o governo brasileiro ofereceu sacas de café para serem vendidas no Japão, com a intenção de fazer propaganda do produto.

Os métodos de extração

Embora o Japão não seja um grande produtor de café, o país é pioneiro no desenvolvimento de técnicas especiais de preparação. As kissatens são responsáveis por ampliar as formas de se consumir café.

Para aperfeiçoar as ideias de preparo de café no Japão, o país também criou e continua criando máquinas específicas que ganham o mundo. Em 1925, foi lançado o primeiro sifão para preparar café pela técnica de gotejamento, que também ficou conhecida como “Nel Drip”.

Após desenvolverem o sifão, os japoneses criaram o método Kono Meimon. Essa forma de fazer café leva o nome do próprio equipamento, um cone de vidro com um furo no fundo, coberto por um filtro de papel no interior, que permite a distribuição proporcional de água.

Tem ainda o método Kalita Wave, em que a base do cone de vidro é alargada e possui três furos no fundo, o que agiliza a coagem do café japonês. O filtro de papel tem forma de ondas, contribuindo para uma extração homogênea e consistente.

biscoitos japoneses salgados para se deliciar junto com um café japonês

Cafés especiais

Além das formas especiais de se extrair o café, o Japão possui receitas e formas de consumo e preparo bem específicas. Algumas cafeterias japonesas fazem experiências com os cafés que importam, como a kissaten Café Del’ambre, que vende uma mistura de cafés envelhecidos durante sete anos.

Coar a frio

Aqui, o café é coado quente sobre o gelo. A água quente é responsável por extrair os aromas e óleos vibrantes do café, enquanto o gelo permite diluir o amargor do café. O resultado é um sabor suave e aromático, além de refrescante.

O café japonês coado sobre o gelo é caracterizado por ser mais leve, menos ácido e um pouco mais doce, com um teor maior de cafeína. Dessa forma, ele pode agradar aos paladares que não estão familiarizados com o amargor da bebida.

Cold Brew

Tem ainda o café japonês gelado, também conhecido como cold brew. Ele surgiu com a necessidade de conservar o café em períodos de guerra para consumir por um longo tempo. Agora, ele ocupa as cafeterias do mundo inteiro.

Os japoneses utilizaram a tradição milenar de preparo de chás para fazer o cold brew. Nessa técnica, o café é moído e se acrescenta água mineral ou filtrada diretamente no pó. A mistura fica descansando por 12 horas na geladeira para, em seguida, ser coada e consumida.

Café na lata

A cultura do café foi muito bem consolidada no Japão, e o consumo da bebida se tornou indispensável entre os japoneses em todos os momentos. Pensando em torná-lo acessível a qualquer hora, a marca japonesa Doutor Coffee criou o café em lata.

Assim, mesmo que não encontre uma kissaten, você vai esbarrar em uma hanbaiki – máquina automática de venda de bebidas – e encontrar um delicioso café na lata para tomar no caminho de onde você for.

As excêntricas cafeterias do Japão

Além das tradicionais kissatens, outra curiosidade sobre o café japonês são as cafeterias incomuns. No Japão, você vai encontrar cafés servidos por animes, robôs, cafeterias com corujas e 50 gatos.

Grãos de qualidade na Coffee ++

Após aprender algumas técnicas japonesas para preparar seu café, procure um grão de qualidade para sua receita ficar mais saborosa. A Coffee ++ possui opções 100% arábicas, disponíveis em quatro formatos: grãos, cápsulas compatíveis com máquinas Nespresso, moídos e drip coffee.

Experimente participar do melhor clube de assinaturas de café do Brasil. O Clube Coffee ++ traz vantagens exclusivas na hora de comprar os produtos. Já pensou em se deliciar com um café japonês com notas variadas de sabor?

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...