Search
Close this search box.

Dia do Cacau: saiba mais sobre esta fruta ++ do que especial

Compartilhe:

dia do cacau: cesta com cacau

O Dia do Cacau é comemorado em 26 de março. Não ocasionalmente, é o mesmo dia de comemoração do chocolate. Os dois são sinônimos um do outro e, é claro, fazem um combo delicioso. Tanto a fruta quanto o doce são únicos e irresistíveis, criando sobremesas de dar água na boca.

Conheça a história do cacau

Para sabermos mais sobre a importância do Dia do Cacau, é preciso voltarmos para o passado e contarmos a história desta fruta. Segundo os botânicos, o cacau surgiu nas cabeceiras do rio Amazonas, sendo uma fruta típica da América Central. Ele era cultivado por indígenas, mais especificamente os astecas e os maias.

Os Astecas acreditavam que o cacau era divino. Dizia a lenda que o deus Quetzalcóatl ofereceu a semente da fruta como energia aos homens. Em razão dessa crença, o cultivo da fruta era voltado para cerimônias religiosas. Ela era denominada como “manjar dos deuses”.

O cacau como moeda

A fruta de cacau era tão valiosa que os índios a usavam como moeda de troca. Afirmações alegam que ela foi capaz de criar um sistema monetário complexo, sendo usada como pagamento de impostos e taxas. Porém, na verdade, o uso era mais focado em pagamentos de serviços e comércio.

Estendendo a relevância, não somente a semente de cacau era vista como moeda: com o tempo, a bebida feita de cacau também conquistou o posto, mas de uma forma diferente. O chocolate quente, por exemplo, era bastante usado em troca de comida.

A chegada do cacau no Brasil

dia do cacau

O cultivo do cacau no Brasil foi autorizado em 1679. Ele se estendeu por diversos estados do país, saindo do Amazonas em direção ao Pará e chegando até a Bahia, onde se deu melhor, em virtude da qualidade do solo. Em 1770, a coroa portuguesa incentivou o plantio, com a intenção de diminuir o comércio de açúcar.

No século XX, o cacau já era considerado o produto de exportação mais relevante na Bahia. Inúmeros fazendeiros e proprietários de plantações conseguiram melhorar de vida por conta da fruta. Hoje em dia, a Bahia é responsável por 95% da produção de cacau no Brasil, país que é o 5º maior produtor do mundo.

Benefícios do cacau

Uma das principais curiosidades sobre o cacau é que ele faz muito bem para a saúde. Ele é um dos responsáveis pela produção de serotonina no corpo humano. A partir dele, sentimos prazer, ocasionando bom humor e maior disposição.

A fruta ainda é excelente para o coração, facilitando a distribuição do sangue para todo o corpo. Que tal aproveitar o Dia do Cacau e não só sentir prazer, como também cuidar da própria saúde?

Como comemorar o Dia do Cacau?

Um bom #cafequizado não dispensa um cafezinho em nenhuma ocasião, certo? Para comemorar o Dia do Cacau, nada é mais justo que pôr a fruta em receitas com cacau que deixam a bebida ainda mais saborosa.

Café com cacau

  • 100 ml de café (de sua preferência);
  • 200 ml de leite integral ou vegetal;
  • 1 colher de chá de casca de cacau;
  • 1 colher de chá de cacau em pó.

O cacau faz uma harmonização perfeita com o café: primeiro, misture o leite junto ao cacau em pó e à casca de cacau em uma panela, leve ao fogo e retire somente quando surgirem pequenas bolhas com um pouco de espuma. Tome cuidado para não deixar o líquido ferver.

Feito isso, com a ajuda de uma peneira, coe a mistura para separar o leite das cascas de cacau. Bata o leite (da forma que preferir: liquidificador, mixer, etc.) até sentir que conquistou uma consistência mais cremosa e o dobro do tamanho.

Em uma xícara de sua escolha, coloque o leite e acrescente o café delicadamente com a ajuda de uma colher. Assim, o leite não se agitará e será possível criar pequenas camadas de café com cacau. Muito legal, não é? Esta é uma ótima forma de comemorar o Dia do Cacau.

Coffee ++: cafezinhos ++ do que especiais

O Dia do Cacau merece ser comemorado da melhor forma. Por isso, antes de iniciar a sua receitinha de café com cacau, que tal garantir os produtos da Coffee ++? Sem aditivos na composição, eles são feitos com 100% de café arábica, mais sabor e doçura.

Em quatro formatos disponíveis (cápsulas compatíveis com máquinas Nespresso, drip coffee, grãos e moídos), os cafés da Coffee ++ são opções ideais para reunir a família e criar momentos inesquecíveis juntos.

Aproveite também para fazer parte do Clube Coffee ++, o clube de assinaturas ++ democrático do Brasil. Ele proporciona benefícios e privilégios exclusivos na compra dos nossos produtos. É um espaço exclusivo para #cafequizados! Não vai ficar de fora, não é?

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...