Search
Close this search box.

Características e curiosidades sobre o café colombiano

Compartilhe:

imagem de um café colombiano

A produção de café no mundo gera uma competitividade entre os países pela qualidade do produto. No mercado dos grãos especiais, o café colombiano ganha atenção e ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de produção. Aqui, vamos apresentar um pouco sobre a bebida produzida na Colômbia.

História do café colombiano

A lenda muito difundida diz que os missionários jesuítas levaram o grão para o país por volta de 1700. Porém, evidências históricas mostram que a produção e a comercialização do produto para o exterior começou no município de Salazar de Las Palmas, no início de 1835.

Em 1860, o café tornou-se o principal produto de exportação da Colômbia e se espalhou com ajuda da agricultura familiar, em pequenas propriedades de elevada altitude – entre 1200 e 2000 m.

As condições climáticas desse solo influenciam a qualidade do grão. A presença de vários vulcões no país torna o solo extremamente fértil para o café, apresentando uma grande elevação das lavouras, com microclimas de temperaturas variáveis entre 8 e 24ºC.

Essa variedade climática influencia a qualidade da cafeicultura em solo colombiano, com colheita manual e seletiva. O ambiente favorece o grão tipo arábica, considerado o café de qualidade superior, com o sabor mais sofisticado, pois é adocicado e suave.

Diferença entre o café brasileiro e colombiano

A diferença mais marcante entre os produtos do Brasil e da Colômbia é o manejo. O café colombiano é fortemente influenciado pelas condições climáticas e geográficas, por isso, muitas vezes, o mesmo cultivo produz safras com sabores e aromas diferentes. Portanto, cada produção é única.

O café colombiano é suave e equilibrado, de corpo médio e sedoso. Já o café brasileiro é mais encorpado e escuro, com aroma e sabor mais intensos. Ambos são cafés de excelente qualidade, mas têm características diferentes. Apesar das semelhanças de altitude das lavouras – 1,2 mil metros – e a colheita dos frutos ser manual, o manejo do grão é diferente entre os países.

Manejo do grão colombiano

Na Colômbia, os produtores trabalham com café lavado, aquele que, após amadurecer, fica de molho na água para extrair e fermentar a polpa por 12 a 36 horas. Em seguida, o grão é seco naturalmente ao sol. Essa técnica de processamento a úmido resulta em um café mais frutado e menos ácido.

Por conta do manejo úmido, o café colombiano em grãos é comercializado internacionalmente no contrato tipo C, que se refere ao café tipo lavado e comercializado em seis meses no máximo. Após esse período, o sabor, a cor e o aroma podem ser comprometidos.

Manejo do grão brasileiro

Já o café cultivado no Brasil é processado a seco, ou seja, ainda dentro da fruta. Esse processo considerado “natural” faz o grão preservar boa parte da doçura. Isso também influencia o tempo de conservação, que é bem maior que o do café colombiano.

Variedades do café colombiano

imagem de uma bandeira colombiana

Os cafés mais cultivados no mundo pertencem aos tipos arábica e robusta. O arábica é marcado por um sabor mais suave e aromático, é menos amargo e tem baixo teor de cafeína. O café robusta é mais encorpado, amargo e escuro, menos aromático e menos doce.

Assim como o Brasil, a Colômbia cultiva predominantemente café arábica, com subespécies variadas. As principais são: Bourbon, Maragogipe, Tabi, Caturra, Típico e Variedad Castillo. Contudo, o melhor café colombiano é seu paladar que escolhe. Vamos apresentar alguns desses sabores.

Café Bourbon

O café bourbon tem sabor adocicado que transita entre chocolate, avelã e caramelo. A organização agrícola World Coffee Research o considera uma das “variedades cultural e geneticamente mais importantes do mundo”.

Esse tipo de café possui cores variadas na lavoura. Em alguns lugares, há café bourbon vermelho, amarelo e rosa. Cada um tem peculiaridades próprias. No blog da Coffee ++, você encontra mais detalhes sobre as colorações.

Café Maragogipe

Os frutos do café maragogipe são grandes e apresentam baixa produtividade. Uma colheita pode demorar quatro anos para dar frutos. Porém, ele tem uma acidez cítrica e alto potencial de qualidade quando é cultivado em grandes altitudes.

Café Caturra

O café caturra colombiano é o mais cultivado no país. É uma bebida suave, balanceada, doce e meio encorpada, com acidez média-baixa. Ele possui notas florais e de chocolate.

Café Typica

O café typica é uma espécie sensível a pragas e doenças, por isso não se tornou muito popular e tem um preço mais elevado. É uma das variações de café arábica mais importantes, com um sabor complexo, próximo do floral e do frutado.

Café Tabi

É um café de amargor suave, aromático e doce, com notas de frutos roxos e floral. O tabi é fresco, pouco encorpado e considerado sofisticado, com notas predominantes de caramelo e baunilha.

Variedad Castillo

Esse tipo de café é conhecido pela suavidade, pelo aroma e pela acidez cítrica. O café Variedad Castillo pode ter qualidades semelhantes às espécies Típica, Caturra e Bourbon.

Cafés especiais da Coffee ++

Aprender um pouco sobre o café colombiano deu água na boca, não é? Para saciar seu paladar, procure sempre grãos de qualidade. A Coffee ++ oferece opções 100% arábica nos formatos: grãos, cápsulas compatíveis com máquinas Nespresso, drip coffee e versões moídas.

Você ainda pode participar do melhor clube de assinaturas de café do Brasil. O Clube Coffee ++ oferece vantagens exclusivas ao comprar os produtos. Já pensou em apreciar um café com notas variadas de sabor?

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...