Search
Close this search box.

Como preparar café gelado? Confira receitas práticas

Compartilhe:

café gelado

Quem é apaixonado por café, como nós, não abre mão dele nem nos dias mais quentes. Uma ideia para dar aquela refrescada quando a temperatura estiver alta, ou um gostinho a mais na rotina, é preparar um delicioso café gelado.

Ainda não é totalmente conhecida a origem do café servido gelado. Dizem por aí que esse hábito começou com soldados europeus há muitos anos. Eles levavam o café aos acampamentos nos campos de batalha e, como não podiam esquentá-lo, habituaram-se a tomar a bebida fria. Não é à toa que ele é tão famoso na Europa.

Apesar de, aqui no Brasil, estarmos habituados a tomar café quentinho, logo depois de ser coado, é possível saboreá-lo frio também. Para isso, preparamos algumas receitas e dicas de como fazer café gelado para diferentes momentos do dia e ocasiões especiais. Fica bom demais da conta, vem ver!

Café gelado X Cold brew

Então, vou falar para você, viu? Tem muita gente que confunde o café gelado com cold brew. Porém, olha só, eles não são a mesma coisa, porque são preparados de formas diferentes.

No café gelado, resfriamos a bebida preparada tradicionalmente, enquanto, no Cold Brew, o processo de infusão é frio, ou seja, não passa pela água quente, virando uma bebida suave e bem refrescante. Resolvidas essas diferenças, vamos ver as nossas diferentes opções de receita de café gelado? Deu até água na boca…

Café gelado simples

O iced coffee, ou café gelado simples, é a maneira mais tradicional de preparar a bebida fria. Uma dica para ter um delicioso café é escolher seu grão favorito, com as notas sensoriais que mais agradam ao seu paladar. Ele pode vir já moído ou você pode moer na hora, você é quem decide! Vamos precisar de:

  • 1 xícara de café coado;
  • Cubos de gelo ou de café congelado;
  • Açúcar.

Para fazer essa delícia de receita de café com gelo, é só preparar o café com água quente tradicionalmente. Depois, deixe-o esfriar naturalmente até a temperatura ambiente ou resfrie em banho-maria. Por fim, adicione os cubos de gelo ou de café no copo e pronto!

Café cremoso gelado

café gelado

Outra forma de reunir os amigos e familiares para se refrescar é preparando um café cremoso gelado. Ele fica com uma textura bem cremosinha e combina muito como uma sobremesa ou com o final da tarde, viu? Anote aí o que você vai precisar:

  • 1 sachê de drip coffee;
  • 400 g de açúcar (aproximadamente 2 xícaras de chá);
  • 200 ml de água fervente.

Para essa receita, misture o café com o açúcar em um recipiente. Em seguida, adicione a água fervente, e bata, em velocidade alta, por 10 minutos ou até ficar bem cremosinho. Depois, reserve a bebida em um recipiente com tampa e deixe-o na geladeira ou no freezer.

Na hora de servir, você pode combiná-lo com seu café de todo dia, colocando o creme por cima. Fica uma delícia! Ou então, sirva-o acompanhado de uma rabanada harmonizada com café ou o queridíssimo pão de queijo. Outra sugestão é preparar o café cremoso com chocolate!

Café gelado com sorvete

Nos dias bem quentes, que tal deixar seu café ainda mais refrescante? A dica é adicionar sorvete na bebida. Confira a receita de café gelado com sorvete:

  • 120 g de sorvete de creme;
  • 50 ml de café;
  • Canela a gosto.

Para preparar, é só pegar uma xícara, colocar o sorvete, o café e finalizar com uma calda, que pode ser de chocolate meio-amargo ou de café (ensinamos uma receita no nosso canal do YouTube, confira!), e a canela.

Já se você é um #cafequizado como nós e quer intensificar o sabor da sua bebida, uma ideia é fazer um sorvete de café. Para isso, sugerimos a opção em grãos — essa receita também se encontra no nosso canal do YouTube, viu?

Experimente café especial gelado em casa!

Agora que você já sabe como fazer café gelado em casa, que tal reunir os amigos e familiares para partilhar momentos especiais com aqueles que amamos? Afinal, cafés especiais são ótimas companhias para essas ocasiões cheinhas de afeto e carinho.

Na hora de executar suas receitas, que tal escolher um dos nossos cafés produzidos por pessoas apaixonadas pelo que fazem? Temos desde o Clássico até o Geisha, um dos mais queridos e valiosos do mundo e, como já vem adoçado do pé, você não precisará de açúcar. Para deixar a ocasião ainda ++ especial, você pode escolher uma de nossas xícaras e canecas para receber suas bebidas!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...