Search
Close this search box.

Como fazer espuma de leite e incrementar seu café

Compartilhe:

como fazer espuma de leite

Sabe aquela espuminha adocicada que cobre bebidas como o cappuccino ou o macchiato? Ela é feita de leite e pode deixar o café especial ainda mais saboroso e único. Para você que está interessado em saber como fazer espuma de leite, vamos contar um segredinho: é bem fácil, viu?

Existem diferentes formas de incrementar esse detalhe no seu cafezinho e não é preciso ter um aparelho para fazer espuma de leite específico. Com itens que temos em casa, como um mixer, um liquidificador ou um micro-ondas, é possível preparar uma bebida boa demais da conta. Vem que a gente explica como!

Antes de começar, fique de olho nestas dicas

A espuma de leite nada mais é que uma reação física que adiciona ar à bebida, fazendo ela ficar mais cremosa, aerada e adocicada. Antes de vermos como fazer espuma de leite, é preciso ficar de olho em algumas dicas para ter um resultado mais eficaz.

A primeira delas é escolher o leite certo. Prefira usar o leite desnatado, que cria espuma mais facilmente, principalmente se estiver gelado. No caso do integral, o ideal é que ele esteja em temperatura de 30ºC a 50ºC.

Também é possível fazer espuma com leites vegetais, como o de amêndoa ou o de soja. No entanto, a espuma deles é um pouco mais fina e não tem um gosto tão marcante quanto a versão integral, devido ao teor de gordura mais baixo.

como fazer espuma de leite

Como fazer espuma de leite com mixer

Para quem tem uma rotina mais corrida e prefere algo mais rápido e prático, aprender a como fazer espuma de leite com mixer é uma ótima sugestão. Para isso, basta colocar o leite em uma caneca ou uma xícara (ou um recipiente maior, caso seja necessário).

Com o mixer ligado, faça movimentos de “vai e vem” até que o volume do leite dobre de tamanho ou chegue na textura desejada. Depois, é só servir com o seu café preferido. Você pode se arriscar e fazer desenhos com a bebida, fica uma graça!

Como fazer espuma de leite no liquidificador

Tal qual no mixer, como fazer espuma de leite no liquidificador é algo bem fácil de se aprender em casa. Aqui, você coloca o leite para bater na velocidade mais rápida até atingir a consistência desejada.

Inclusive, você sabia que o liquidificador pode ser um grande aliado na hora de preparar um cafezão bom? Se você não tem moedor em casa, mas está querendo experimentar um café em grãos, é possível fazer a moagem com esse aparelho. Já testamos, pode confiar!

Como fazer espuma de leite no micro-ondas

Por acaso, se você não tiver mixer nem liquidificador em casa, tem como fazer espuma de leite no micro-ondas também. Aqui, você vai precisar de força nos braços para chacoalhar bem o leite. Vamos explicar:

Coloque o leite em um recipiente de vidro com tampa. Em seguida, agite bem por mais ou menos 30 segundos. Depois, retire a tampa e coloque o pote no micro-ondas por mais 30 segundos. Meu amigo, a espuma está pronta para ser colocada no café!

Como fazer espuma de leite na cafeteira

Também tem como fazer espuma de leite na cafeteira, sabia? O bom é que você já pode preparar um café delicioso usando o mesmo aparelho. Nesse caso, você vai precisar de uma prensa francesa.

Coloque o leite no recipiente da cafeteira, puxe para cima e depois empurre o êmbolo para baixo. Repita o processo rapidamente por cerca de dois minutinhos, e pronto! Sua espuma já pode ser servida.

Como fazer espuma de leite na Nespresso

Que tal ver como fazer espuma de leite na Nespresso também? Afinal, muitas cápsulas de café são compatíveis com a máquina (inclusive as da Coffee ++) e essa é mais uma forma de preparar tudo em um mesmo lugar.

Nesse caso, você vai precisar da Aeroccino, uma máquina específica para fazer espuma de leite. Nela, basta colocar o líquido no recipiente e apertar um botão. O item faz todo o trabalho sozinho e é só acrescentar a espuma na sua xícara depois!

Convide pessoas queridas para um café especial

Agora você já está craque em como fazer espuma de leite de diferentes maneiras, usando itens básicos da cozinha ou mais sofisticados. Então, que tal convidar amigos e familiares para uma roda de café deliciosa no final da tarde ou para o café da manhã?

Para deixar o momento ainda mais prazeroso, conte com os cafés especiais da Coffee ++. Feitos em regiões brasileiras por pessoas que têm paixão pela lavoura, eles mantêm os atributos sensoriais do café para uma experiência única e saborosa. Experimente!

Aproveite e também confira receitas para usar sua espuma de leite, como o macchiato. Ele fica ótimo servido em ocasiões especiais ou para curtir um momento de relaxamento sozinho.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...