Search
Close this search box.

Será que tomar café todo dia faz mal? Aprenda aqui!

Compartilhe:

tomar café todo dia faz mal

O café é a sua principal companhia do dia? Então, seja bem-vindo ao clube daqueles que conduzem cada passo a partir do perfume dos grãos descobertos na Etiópia, em 575 d.C. Apesar desse apreço pela bebida, você já se perguntou se tomar café todo dia faz mal?

Tomar café não gera malefícios ao organismo. É importante apenas que o consumo seja feito com moderação, já que, para algumas pessoas, a cafeína pode gerar excessos de ansiedade e agitação, por exemplo.

Entretanto, isso não significa que beber café todo dia faz mal. Até porque, é impossível pensar no início de uma manhã sem uma xícara dessa iguaria famosa em todo mundo. Afinal, a segunda bebida mais consumida do mundo (atrás apenas da água) tem relevância histórica e mundial.

O café é um elemento da cultura mundial. Por isso, existem alguns mitos que o circulam. Aliás, por muito tempo, acreditou-se que ele causava sérios riscos à saúde. Porém, nas últimas décadas, estudos e pesquisas mostraram os benefícios da bebida para a saúde. Portanto, a ideia de que tomar café todo dia faz mal é irreal.

O ritual de café todo dia

Inclusive, há ligação entre o consumo do cafezinho e o tratamento da depressão. O ritual do café todo dia motiva o bem-estar e convida conexões, que chegam junto da xícara. Além disso, foi provado que o consumo da bebida contribui para a produção de serotonina, conhecida como a substância do amor.

Outro ponto relevante da bebida é a energia gerada a partir do consumo. Isso porque a cafeína é um termogênico natural. Assim, auxilia na motivação, na concentração e no foco. Por outro lado, o excesso da substância pode gerar alguns problemas, como ansiedade e insônia.

Mas isso não quer dizer que o café faz mal à saúde. Tanto que especialistas são unânimes em afirmar que o consumo moderado faz muito bem para a grande maioria das pessoas, ajudando até na prevenção de doenças.

As razões para tomar café todo dia

tomar café todo dia faz mal

Darcy Ribeiro é médico e autor do livro 101 Razões para Tomar Café, que deixou claro que a ideia de que tomar café todo dia faz mal é um mito. A pegada bem-humorada e a linguagem acessível são os dois principais pontos de sucesso da publicação, que se tornou uma referência nacional para os apaixonados pela bebida.

Os motivos envolvem saúde, sabor, curiosidade e cultura de um jeitinho muito especial. A escrita é envolvente e mostra como é possível prevenir problemas de saúde, desde ansiedade e obesidade até uma gripe mais forte, com uma xícara de café!

Café sem açúcar faz bem para a saúde

Em relação à obesidade, o café sem açúcar, por exemplo, tem baixo índice de calorias, o que mostra como a ideia de que tomar muito café faz mal é apenas um mito. Aliás, para pessoas adeptas ao jejum intermitente, a bebida sem ingredientes adoçantes não atrapalha a dieta.

De fato, um dos principais desafios para quem deseja emagrecer é acelerar o metabolismo. Nesse sentido, a cafeína ajuda muito nesse processo, visto que se trata de uma substância que pode ser consumida como um shot de energia, ideal para as horas que antecedem a prática da atividade física.

Como tomar café sem açúcar?

É importante deixar claro que o açúcar gera danos ao organismo, como diabetes e doenças cardíacas. Por esse motivo, o consumo saudável da bebida precisa ser feito sem o aditivo. Então, você sabe como tomar café dessa forma, sem fazer uma careta ou encarar o desafio cheio de amargor?

A resposta é muito simples: escolha o café especial! Os grãos 100% Arábica têm doçura natural, notas sensoriais marcantes e aspectos diferenciados quanto à acidez. Inclusive, para entrar nessa categoria, a bebida precisa passar pelas regras internacionais da Speciality Coffee Association (SCA).

Para isso, na xícara, o café precisa cumprir uma série de quesitos de avaliação, como aroma, sabor, corpo e uniformidade. Para a SCA, um café é especial quando chega a 80 pontos. A tarefa não é simples, e chegar à pontuação é um desafio grande.

Na Coffee ++, todos os cafés são acima de 84 pontos. A decisão foi tomada a fim de aumentar a “régua” e, dessa forma, oferecer mais experiências sensoriais. Agora que você sabe que o boato de que tomar café todo dia faz mal não é real, chegou o momento de fazer parte do mundo ++ especial.

Conheça nossos cafés especiais e entenda a diferença direto no paladar. Entre o universo de possibilidades, oferecemos opções de café em grãos, moído, em cápsulas compatíveis com a máquina Nespresso® e na versão drip coffee, nosso café em sachê.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...