Search
Close this search box.

Saiba como fazer uma geleia de café deliciosa!

Compartilhe:

geleia de café

Quem gosta de uma torradinha no café vai adorar conhecer a geleia de café. Ela junta perfeitamente este complemento delicioso com o nosso cafezinho de todos os dias. Ela fica perfeita não só com torradas, mas também com pães e panquecas. É de dar água na boca.

A geleia de café tem um sabor inigualável. Ela é superfácil de preparar e cai bem até mesmo como acompanhamento em uma noite de queijos e vinhos. Bom demais da conta, não é? Porém, antes de mostrarmos o modo de preparo, que tal contarmos um pouco sobre a origem da geleia?

Origem da geleia

A “geleia” tem origem francesa, vinda da palavra “gelée”, que significa “solidificar” ou “gelificar”. Ela foi criada a partir de uma tentativa de solidificar frutas quando ainda não se podia simplesmente colocá-las na geladeira. Com a criação da geleia, as frutas passaram a durar muito mais tempo.

Ela era produzida por meio do cozimento das frutas junto de um líquido (água, suco ou vinho) e açúcar. No final, o resultado era coado, para eliminar a parte sólida, e deixado para esfriar. Antigamente, as geleias eram feitas com as cascas, os caroços de frutas e até o melaço da cana para deixá-las mais doces.

Receita de geleia de café

Agora que já sabemos mais sobre a origem da geleia, que tal aprendermos a como fazer geleia de café? Como dissemos, o modo de preparo é simples e requer poucos ingredientes.

Ingredientes

  • 200 ml de café coado;
  • 120 ml de melado de cana;
  • 1 colher de chá de ágar-ágar;
  • 1 colher de sopa de café solúvel.

Modo de preparo

Ferva o café coado, o melado de cana e o café solúvel durante 20 minutos. Em seguida, dissolva o ágar-ágar com a ajuda de um pouco de café, adicione-o na mistura e mexa até ferver. Desligue o fogo e leve a geleia de café até a geladeira por 30 minutos. Para finalizar, mexa mais um pouco para deixar a consistência cremosa.

geleia de café

Receita de geleia de café com maçã

  • 3 cravos-da-índia;
  • 2 colheres de sopa de café solúvel;
  • 1 colher de sopa de chocolate em pó;
  • 1 xícara de chá de açúcar;
  • 1 maçã grande descascada e sem sementes;
  • ½ xícara de chá de café coado forte;
  • Suco de 1 limão.

A receita de geleia de café com maçã dá um sabor ++ que especial para o resultado. O primeiro passo é descascar a maçã e picá-la em quatro pedaços. Feito isso, passe cada um deles por um ralador e despeje em uma panela de fundo grosso. Adicione açúcar e misture os dois ingredientes.

Tendo o café coado forte em mãos, acrescente-o na panela junto ao chocolate em pó, ao café solúvel, aos cravos e ao suco de limão. Misture tudo e leve ao fogo médio durante 30 minutos. Mexa ocasionalmente para não deixar a mistura grudar. Para finalizar, desligue o fogo e armazene a geleia de café com maçã na geladeira.

Receita de geleia de café com pimenta e morango

  • 300 g de morangos;
  • 150 g de açúcar;
  • 1 colher de sopa de café coado;
  • 1 pimenta dedo-de-moça picada sem sementes.

O primeiro passo da geleia de café com pimenta e morango é picar a pimenta e deixá-la separada. Passe o café e coloque-o em uma panela junto aos morangos e ao açúcar. Por fim, adicione a pimenta e ligue o fogo baixo durante 20 minutos. Armazene em um vidro e coloque na geladeira.

Dicas de armazenamento da geleia de café

Agora que você já aprendeu algumas receitas de geleia de café, é hora de saber como armazená-la corretamente. Para manter a qualidade do resultado, é indicado armazená-la em um pote de vidro com tampa metálica. Porém, antes disso, procure esterilizá-lo, colocando-o em uma panela e cobrindo-o com água.

Leve ao fogo e deixe ferver durante dez minutos, deixando a panela tampada durante os cinco minutos finais. Em seguida, desligue o fogo e deixe o vidro esfriar naturalmente. A geleia de café tem prazo de validade de 25 dias quando fica armazenada na geladeira. Por isso, não demore a consumir!

Coffee ++: cafés especiais para qualquer momento!

Já sabemos o que combina com geleia de café e quais são as melhores receitas, agora é a sua vez de se deliciar com elas. Os cafés especiais da Coffee ++ são excelentes complementos para o café da manhã junto da geleia. Eles são 100% arábicas, garantindo mais sabor e doçura sem aditivos.

Você também pode fazer parte do Clube Coffee ++, o clube de assinaturas ++ democrático do Brasil. Ele proporciona vantagens exclusivas na compra dos produtos da casa. Faça parte deste espaço reservado para #cafequizados!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...