Search
Close this search box.

Receitas de palha italiana de café

Compartilhe:

palha italiana de café

Quem é apaixonado por doces costuma adorar receitas de sobremesas cafeinadas. Uma delas caiu nas graças do paladar brasileiro nos últimos tempos: a palha italiana de café. Aprenda agora a preparar essa delícia em casa.

De onde vem a palha italiana?

Apesar do nome, a palha italiana não vem da Itália. Ela é brasileira! Isso mesmo, o doce nasceu da nossa criatividade. A história mais famosa sobre a origem é que ela é uma adaptação de um doce feito pelos imigrantes italianos e portugueses no sul do Brasil, no século XIX.

Os imigrantes trouxeram a receita do salame di cioccolato ou, em Portugal, “salame de chocolate”. Com o surgimento do brigadeiro, muitas receitas foram criadas a partir dele e, sob influência dos imigrantes, nasceu a palha italiana, ou melhor: a palha brasileira.

Ao longo do tempo, a receita foi incrementada com outros ingredientes, assim surgiram várias versões. Então, você pode colocar sua criatividade em prática e adicionar licor, amendoim e, é claro, o maravilhoso café.

Como fazer palha italiana de café

palha italiana de café

Sempre que bate aquela vontade de comer um docinho durante o dia, vamos lá em busca da sobremesa ideal. Uma dica para satisfazer esse desejo é fazer sua própria palha italiana de café. Para isso, siga as instruções a seguir.

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 200 g de chocolate meio-amargo derretido ou 4 colheres de sopa de cacau em pó;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 pacote de biscoito de baunila ou leite;
  • 1 colher de sopa de café expresso;
  • açúcar de confeiteiro (opcional);
  • papel-manteiga.

Modo de preparo

  1. Leve o leite condensado, o chocolate derretido ou o cacau, o café expresso e a manteiga para uma panela. Misture tudo até ficar homogêneo;
  2. Em seguida, leve a panela para o fogo médio, sem parar de mexer até desgrudar do fundo da panela, como um brigadeiro. Desligue o fogo quando atingir esse ponto e separe;
  3. Triture o biscoito de leite no processador, mas não deixe virar pó, apenas pedaços bem pequenos de biscoito;
  4. Adicione o biscoito triturado na panela e misture bem;
  5. Coloque a massa em uma assadeira retangular, forrada com papel-manteiga ou untada com manteiga, e deixe na geladeira;
  6. Agora, você pode cortar no formato que quiser, mas as formas mais comuns são as quadradinhas.

Palha italiana de café com castanha

Conheça também a variedade da palha italiana de café com castanha. Vale lembrar que você pode regular a quantidade de café de acordo com sua preferência. Se tiver restrições à cafeína, você também pode usar o café descafeinado no seu expresso.

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 100 g de biscoito de leite ou baunilha triturado;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 20 g de café filtrado em 100 ml de água;
  • 100 g de chocolate amargo derretido ou 3 colheres de sopa de chocolate em pó ou cacau em pó ;
  • 1 xícara de castanha de caju triturada.

Modo de preparo

  1. Em uma panela, coloque a panela o chocolate derretido em banho-maria ou no micro-ondas, o leite condensado, a manteiga e o café. Misture até ficar homogêneo;
  2. Mexa em fogo brando até o doce desgrudar da panela, na consistência do brigadeiro;
  3. Desligue o fogo e acrescente devagar os biscoitos triturados e as castanhas, ao mesmo tempo em que vai misturando tudo;
  4. Depois, despeje a mistura em uma assadeira retangular e cubra com papel-filme. Deixe gelar por uma hora;
  5. Agora que atingiu o ponto de corte, você pode fazer isso com diversas formas. As mais comuns são as quadradinhas.

O resultado é um sabor intenso de café com um suave toque de castanha. Nessa receita, você também pode empanar a palha italiana de café com açúcar de confeiteiro. Fica lindo e saboroso! Se não gostar de sobremesas muito doces, você pode substituir o açúcar por chocolate meio-amargo ou cacau em pó.

Depois de preparar sua palha italiana de café, você ainda pode apreciar a delícia com um café espresso. Se for em boa companhia, fica melhor ainda! Essa é uma ótima receita para receber amigos e família ou fazer aquela pausa do trabalho e dos games.

As opções de sobremesas com café são inúmeras, já que esse alimento possui uma grande versatilidade. Com criatividade, você pode preparar receitas especiais para o seu paladar, no conforto de casa, e tornar o processo de cozinhar uma programação divertida.

Coffee ++ na sua sobremesa

Agora que você aprendeu como fazer palha italiana de café, imagina preparar essa delícia com os grãos especiais da Coffee++. Aqui, você encontra os produtos com melhores aromas e sabores, em opções 100% arábicas.

Há cafés que vêm moídos, em grãos, cápsulas compatíveis com máquinas Nespresso e drip coffee. Tem para todos os gostos! Você ainda pode entrar para o melhor clube de assinaturas de café do Brasil, o Clube Coffee ++, e obter vantagens exclusivas na compra dos produtos.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...