Search
Close this search box.

O que é café verde e quais são seus benefícios

Compartilhe:

café verde

Já ouviu falar em café verde? Esse é o grão colhido antes de estar totalmente maduro e armazenado antes de passar pelo processo de torrefação. Ele traz benefícios importantes para a indústria farmacêutica, sendo comercializado em cápsulas e comprimidos.

Para entender mais sobre o que é café verde, benefícios dele e como tomá-lo em cápsulas ou comprimidos, veja o conteúdo que preparamos para você! Mas, ó, vale lembrar que esse tipo de grão não é encontrado nos cafés especiais e vamos te explicar o porquê disso também. Vem com a gente!

Como o café verde é obtido no processo dos cafés?

Você sabe como o grão verde é obtido? Bom, no processo de cultivo e produção dos cafés, há uma série de etapas importantes para manter os atributos do nosso cafezinho. Um deles é a colheita, que pode ser mecanizada ou manual.

Na primeira, uma máquina passa recolhendo todos os grãos da lavoura, diferentemente da manual, em que só se pega café madurinho. Com isso, alguns grãos não maduros acabam colhidos, como o café verde, que tem menos concentração de açúcar e é mais amarguinho.

Cafés especiais x tradicionais

Na produção de café especial, esse tipo de grão não é torrado junto com os mais madurinhos (os famosos “cerejas”). Isso porque ele traria amargor na bebida, sendo necessária uma torrefação mais intensa para disfarçar esse sabor. É o que acontece com os cafés tradicionais, sabia?

Já no café especial, com uma torra média e sem a inclusão do café verdinho, são mantidos os atributos sensoriais importantes para a qualidade da bebida, como a doçura natural e acidez do grão.

Mas, então, quais são as vantagens do café verde? Elas podem ser percebidas quando usadas pela indústria farmacêutica, em comprimidos e suplementos, e não no café tradicional. Ficou curioso? Então, prepare um cafezinho aí e continue com a gente!

Quais são os benefícios do café verde farmacêutico?

café verde

Já falamos como o café verde é obtido na colheita e quais são os nutrientes presentes nesse tipo de grão. É hora de conhecer, finalmente, mais sobre o café verde, para que serve ele e os benefícios trazidos ao ingerirmos as versões em cápsula, comprimido ou em pó. Confira!

Auxílio no processo de emagrecimento

Muitos falam que o café verde emagrece, mas será que isso é verdade? Bom, estudos indicam que, nesse tipo de grão, há maior concentração de cafeína que no café torrado. Como esse composto é termogênico, ou seja, acelera o metabolismo do organismo, queimando mais calorias, pode-se dizer que sim.

Combate à ação dos radicais livres

Porém, esse não é o único benefício desse tipo de grão. Como falamos, o café imaturo é rico em substâncias antioxidantes, importantes para combater a ação dos radicais livres. Você sabe o que isso significa?

Os radicais livres são moléculas liberadas no nosso organismo. Quando estão presentes em excesso, elas podem atacar células saudáveis, iniciando um processo de oxidação.

Qual é o resultado disso? Envelhecimento dos tecidos, incluindo a pele, além do aumento do risco de doenças degenerativas e cardiovasculares. Por isso, apostar em um alimento rico em antioxidantes, como esse café, serve para combater esses riscos e reduzir o processo de envelhecimento da pele.

Redução do risco de diabetes

Para completar, o café não torrado é rico em ácido clorogênico, que pode ser benéfico para o combate a diabetes. Estudos indicam que ele auxilia a diminuir a absorção de glicose no organismo, reduzindo a concentração de açúcar no sangue.

Como tomar o suplemento de café verde?

Apesar de estar à disposição para compra em farmácias de manipulação e lojas específicas, é interessante procurar um profissional para entender as indicações e contraindicações do café verde e como tomar.

No geral, é possível encontrar café verde em pó e em cápsulas, que podem ser ingeridos com água. Além disso, é interessante consumir ao menos duas vezes por dia, de manhã e à tarde. Entretanto, olha só: siga as instruções de cada produto, assim como as recomendações do seu médico de confiança.

Viva uma experiência única com cafés especiais

Agora que você já sabe para que serve café verde e os benefícios de ser usado na suplementação alimentar. Mas lembre-se: esse grão não será encontrado na versão de cafézinho do dia a dia, principalmente se for um café especial. Aliás, você já experimentou um desses?

Na Coffee ++ você encontra diferentes cafés, todos com mais de 84 pontos nos critérios para um bom café especial, segundo a avaliação da SCA (Associação de Cafés Especiais). Cada grão foi colhido por pessoas apaixonadas pelo que fazem, para uma bebida especial chegar à sua xícara e à daqueles que você ama. Confira!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...