Search
Close this search box.

Mancha de café na roupa: confira as técnicas de limpeza!

Compartilhe:

mancha de café na roupa

O café está quentinho, e o cheiro do bolo que acompanha a bebida é uma delícia. Essa pausa à tarde é necessária para a (re)conexão com o dia, bem como para a retomada do ócio criativo. De repente, a xícara balança e cai… Pronto! A bebida é derramada e o desespero surge: mancha de café na roupa, o que fazer?

Antes de mais nada, respire. Como diria o lendário Chapolin Colorado (herói atrapalhado criado Roberto Gomez Bolãnos): “Palma, palma… não priemos cânico…” [risos]. Para tudo há um jeito, menos para a morte, né?

Saiba como tirar a mancha de café da roupa?

Como eu sei que derrubar o café nunca é uma experiência muito legal, decidi escrever um texto para esclarecer algumas dúvidas e explicar como tirar mancha de café da roupa. Obviamente, liguei para a minha mãe, dona Deia, e peguei algumas dicas caseiras (e mágicas) e quero dividi-las com você.

Rapidamente, ela explicou que a ideia de que café mancha a roupa ficou no passado. Em tempos de tecnologia de produtos de limpeza, a mágica ocorre em poucos segundos. Surpreendente, não é?

Dicas para tirar mancha de café da roupa

Contudo, a dica dela ficou restrita aos itens que normalmente fazem parte da nossa cozinha. Então, para tirar a mancha de café na roupa, o primeiro segredo é a rapidez. Nada de ficar reclamando da vida e dos problemas que vão surgir devido à queda daquele café na roupa, combinado?

Feito isso, procure rapidamente um papel-toalha. Assim, a mancha de café sai da roupa com mais facilidade e sem vestígios do desastre. Em seguida, utilize uma água bem quente no lugar em que a bebida foi derramada para fazer a mancha sair do tecido rapidamente.

Caso não consiga esquentar a água, a opção pode ser o outro extremo: utilize gelo com muita tranquilidade. Você vai perceber como a mancha de café na roupa vai desaparecer aos poucos, sem esforço.

Mancha seca de café sai da roupa?

mancha de café na roupa

No entanto, se a mancha estiver seca, a dedicação precisa ser um pouco maior. Aqui, vale o uso do bom e versátil bicarbonato de sódio. Aliás, ele é um tira-manchas perfeito e pode ser usado em muitas situações.

Pegue a peça, molhe com água morna e coloque uma colher de bicarbonato sobre a mancha. Essa dica é certeira e ideal para tirar mancha de café seca. Você precisa deixar a misturinha agir por alguns segundos e retirar o excesso.

Outra solução para as manchas secas é a água oxigenada. A dica de como tirar mancha de café é uni-la ao uso do sabão em barra. Coloque a solução sobre a mancha de café na roupa, espere alguns segundos e finalize com a lavagem usando o sabão em barra.

Para quem quer saber como tirar mancha de café de roupa branca, o aconselhável é o vinagre de maçã ou o álcool. Umedeça um pano e passe na mancha. Depois, utilize o mesmo pano com o álcool ou vinagre de maçã.

Tira-mancha de supermercado

Contudo, se preferir praticidade em vez das soluções caseiras, basta uma ida ao supermercado para encontrar uma série de produtos na prateleira que realmente cumprem o objetivo.

Não faltam razões para amenizar o desespero imediato pela mancha que surge no contato do café com a roupa, né? Agora que você já sabe que realmente não há motivos para pânico, que tal escolher um café de qualidade para apreciar?

Sem mancha, mas com café especial

Na Coffee ++, todos os cafés estão acima de 84 pontos. Isso significa que eles seguem regras de avaliação da Specialty Coffee Association (SCA). Na prática, a bebida apresenta alta concentração de doçura, aspectos sensoriais distintos e notas potencializadas pelo produtor de café na lavoura.

O café da variedade Geisha, por exemplo, tem notas sensoriais florais, doçura, equilíbrio e acidez controlada. Esse café foi descoberto na Etiópia e ganhou fama depois da ousadia de um produtor que decidiu plantá-lo nas alturas do Panamá.

O produtor Ricardo Tavares plantou o Geisha na região da Chapada de Minas e o resultado foi uma sinergia completa com o terroir da região. Prova disso, veio com o título de melhor café do mundo, em 2018, pelo Cup of Excellence.

Aqui, você encontra esse café com a praticidade do drip coffee, em grãos ou com as cápsulas compatíveis com a máquina Nespresso. Experimente essa variedade campeã e tome muito cuidado para não desequilibrar a xícara, pois um café desse não pode ser desperdiçado, hein? Saúde!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...