Search
Close this search box.

Conheça o original pão de queijo com café, da Serra da Canastra

Compartilhe:

pão de queijo com café ao fundo, servido em uma xícara branca

O pão de queijo com café nasceu para provar que alguns ingredientes na cozinha nasceram para viverem acompanhados nesse manjar dos deuses culinários. Ele é o tema central do nosso texto de hoje, que chega com sabor e cheiro de infância.

O pão de queijo tem na versatilidade um dos grandes pontos favoráveis. Até porque o cheiro na cozinha lembra a casa da avó. Com isso, a ligação de memória afetiva acompanha cada etapa da trajetória do café ao longo da história.

Na verdade, a combinação de café com pão de queijo tem uma ligação direta com as montanhas de Minas Gerais. Tanto que é praticamente impossível encontrar uma pessoa pelos caminhos de Minas que não tenha uma vontade crescente de experimentar a famosa receita das cozinheiras do estado.

Aliás, Belo Horizonte é naturalmente uma embaixadora oficial da receita de pão de queijo. Além disso, a mistura é uma verdadeira hegemonia mineira na cozinha. A criação à beira do fogão explica muito desse cenário. Basta passar alguns dias pela capital do estado para entender o protagonismo desse símbolo.

Pão de queijo com café da manhã

Nos hotéis, por exemplo, não há um turista que não busque café da manhã com pão de queijo para apreciar o dia. Em contrapartida, é impossível encontrar um turista mineiro em outras terras que não torça o nariz para o pão de queijo preparado longe das montanhas.

O grande segredo do pão de queijo caseiro é o queijo. Nesse sentido, o pódio da receita campeã faz ainda mais sentido quando o assunto é a iguaria da Serra da Canastra, que se tornou patrimônio cultural e imaterial brasileiro.

pão de queijo com café da manhã e mamão fatiado ao meio ao fundo

Pão de queijo da Canastra: patrimônio histórico e artístico nacional

Na prática, isso significa que a produção artesanal dos moradores do paraíso da Serra da Canastra ganhou relevância nacional pelo renomado conselho consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Então, a fabricação na região segue a tradição histórica e cultural da Serra da Canastra.

Cada detalhe é pensado criteriosamente: as vacas de leite, por exemplo, são tratadas com um carinho motivador, pois estresse pode interferir diretamente na produção do leite e na qualidade da bebida. Assim, pão de queijo com café chega como a companhia ideal e agrada à grande maioria dos paladares.

O queijo é preparado com leite integral de vaca, fresco e cru. O processo 100% artesanal não passa por nenhum tratamento térmico. Além disso, o leite é beneficiado na fazenda de origem, ou seja, tem o tratamento criterioso das vacas-leiteiras.

Aprenda os segredos do pão de queijo da Serra da Canastra:

Quem ama uma boa companhia para o café não pode deixar de arriscar e fazer a receita de pão de queijo simples em casa. Pensando nisso, buscamos uma receita na comunidade do Lajeado, na Serra da Canastra, diretamente com a dona Marília.

Ingredientes

  • 200 g de polvilho azedo;
  • 200 g de polvilho doce;
  • 300 g de queijo Canastra original artesanal;
  • 100 g de manteiga;
  • 350 ml de leite integral;⠀
  • 120 ml de água;
  • Sal a gosto;
  • 4 ovos.

Modo de preparo

Escolha um bom queijo da Canastra para o preparo da receita. Comece colocando o polvilho doce, o salgado e o sal em uma vasilha. Em seguida, mexa bastante até a massa ficar homogênea e reserve.

Utilize uma panela pequena para colocar o leite e a água. Nessa mesma panela, acrescente a manteiga, ferva tudo e mexa bastante. Aos poucos, coloque o líquido nos demais ingredientes. Para mexer a mistura, use uma colher de pau.

Espere esfriar por 15 minutos e misture com os dedos para criar a liga na massa. Para finalizar, rale o queijo Canastra do lado grosso do ralador, coloque os ovos e amasse a massa com as mãos.

Unte as mãos com óleo e faça bolinhas de massa. Depois, coloque o papel de alumínio na forma e os pães de queijo sobre o papel. Por fim, preaqueça o forno a 180ºC e asse os pães de queijo por 15 minutos.

Pão de queijo com café especial

Agora que você já sabe como fazer um pão de queijo originalmente mineiro, o convite é para que você prepare um café de muita qualidade para a companhia. Na Coffee ++, todos os grãos estão acima de 84 pontos e apresentam doçura natural, aspectos sensoriais e acidez equilibrada.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...