Search
Close this search box.

Conheça o café com carvão: o cafezinho típico da Indonésia

Compartilhe:

xícara de café com carvão

Ao redor do mundo, existem diversas misturas inusitadas com o café como ingrediente principal. Uma delas é o café com carvão, típico da Indonésia. Chamada de Kopi Joss, essa variação surgiu por meio de um experimento e conta com pedacinhos de carvão dentro da bebida.

O café com carvão é bastante similar ao café tropeiro que, para quem não conhece, é feito diretamente na brasa. A grande diferença é que, nele, o carvão é usado somente durante o preparo. Neste caso, ele substitui o coador e separa os resíduos do líquido. Peculiar, não é?

O surgimento do café com carvão

O café com carvão surgiu na década de 1960, em Yogyakarta, por um homem conhecido como Sr. Man. A história do Kopi Joss não passa de uma lenda, mas os boatos dizem que Man estava com dor de estômago e tentou utilizar a brasa junto ao café contando com um objetivo medicinal.

Porém, ele não esperava que, além de aliviar a dor de estômago, o gosto também não fosse nada mal. Ainda assim, o café com carvão não teve um sucesso imediato com o restante dos moradores da região, porque muitos deles duvidavam da eficácia e se recusavam a experimentar tamanha bizarrice.

Com a ajuda de alguns estudantes que se arriscaram a experimentar, o café com brasa começou a ganhar popularidade. Ele se tornou uma das principais atrações turísticas da região e até hoje ajuda a aliviar não só a dor de estômago, como também a diarreia, a azia, as náuseas e até mesmo os inchaços.

Como é feito o café com carvão?

O Kopi Joss segue a receita original da Indonésia. O modo de preparo é peculiar, mas é exatamente isso que o torna tão especial.

Ingredientes

  • Grãos torrados;
  • Café moído;
  • Água fervente;
  • Brasa;
  • Açúcar.

Modo de preparo

Você verá que não há nenhum segredo na hora de preparar o café com carvão. Basta colocar os grãos torrados com o café moído em uma xícara e, logo depois, acrescentar a água. Lembre-se de que essa ordem é essencial para ter o resultado esperado, ok? A xícara precisa estar vazia quando os grãos forem inseridos.

Antes de inserir a brasa, adoce o café de acordo com o seu gosto. Feito isso, é hora de adicionar o carvão. Ele precisa estar no ponto, bem vermelhinho! Deixe esfriar por alguns minutos para experimentar. Quando estiver em uma temperatura favorável, é só se deliciar. Aprovado?

Se for do seu agrado, é também possível adicionar um pouco de leite sem modificar a receita original. O gostinho será caramelizado!

tábua com café com carvão e comidas

Afinal, o café com carvão faz bem?

Que o café com carvão tem um efeito medicinal você já sabe, mas será que ele realmente faz bem? Afinal, o café não é uma bebida recomendada para quem está com diarreia, por exemplo. O surpreendente é que o carvão serve para neutralizar a acidez da bebida.

Ao que tudo indica, a cafeína fica presa no carvão, o que impede que ela cause dores de estômago. Curioso, não é? Por isso, é permitido beber café com carvão sem medo, e o melhor de tudo: a bebida é superbaratinha, custando apenas R$ 1,00.

Misturas inusitadas com café

Achou o Kopi Joss uma mistura inusitada? Ao redor do mundo, os jeitos de tomar café se estendem para além do carvão, gerando receitas que causam um certo espanto de início.

Café civeta

Conhecido também como Kopi Luwak, este cafezinho é um dos mais inusitados. Ao contrário do café com carvão, desta vez, usam-se excrementos da civeta. Isso mesmo, o animal. Essa junção acontece, pois a civeta se alimenta de cerejas de café, mas não as digere, eliminando os grãos.

Café com ovo

Assustou-se com o nome? O café com ovo é típico do centro-oeste americano de origem escandinava. Eles usam o ovo inteiro para misturar com o café moído e água fervente. A intenção é deixar o resultado menos amargo e ácido.

Café com queijo

Talvez esta seja a mistura que mais impressione quem está lendo. Ela é bastante conhecida na Suécia e na Espanha. O queijo molhado no café é consumido separadamente, ficando mais macio.

Coffee ++: o seu café ++ do que especial

Independentemente de qual seja a mistura que mais tenha atiçado a sua curiosidade, a Coffee ++ disponibiliza cafés especiais 100% arábicas para você consumi-los do jeito que preferir. Todos eles são avaliados acima de 84 pontos na SCA (Associação de Cafés Especiais).

Que tal participar do Clube de Assinaturas ++ democrático do Brasil? Ele proporciona um espaço especial para os #cafequizados, recheado de descontos, privilégios e vantagens na compra dos produtos da Coffee ++. Bom demais da conta!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...