Search
Close this search box.

Conheça a latte art: a técnica de desenhar no café

Compartilhe:

latte art

Sabe aqueles lindos desenhos sobre o café que vemos quando vamos a uma cafeteria? Essa técnica se chama latte art e foi desenvolvida pelos baristas para desenhar com leite vaporizado sobre o líquido escuro.

O melhor é que você não precisa ser profissional para aprender e praticar essa arte em casa. Vamos ensinar o passo a passo para você treinar em casa, impressionando a família e os amigos que forem tomar aquele cafezinho.

A origem da latte art

A latte art virou tendência em todo o mundo quando baristas e cafeterias perceberam que ela atraía e encantava os clientes, pois proporciona uma experiência duplamente sensorial: no paladar e na visão.

A prática do café com arte também agregou valor à bebida e aos próprios baristas, ao promover competições entre profissionais e cafeterias. Muitos que não costumavam consumi-lo passaram a se interessar pelo cafezinho desenhado.

A origem da latte art, também chamada de coffee art em alguns lugares, não é precisa. Porém, sabemos que os baristas italianos do século XIX, como Luigi Luppi, já decoravam cafés com desenhos, misturando espuma e bebida.

Já o barista americano David Schommer, co-fundador da cafeteria Expresso Vivace na cidade de Seattle, popularizou a técnica na década de 1980, difundindo-a para vários lugares do mundo.

Métodos da latte art

Como toda técnica, a latte art tem métodos próprios. Para uma maior riqueza de detalhes nos desenhos, foi preciso desenvolver mais de uma forma de execução, dando mais espaço para a criatividade do barista.

  • Grafismo (ou sketching): nesse método, são usados outros ingredientes além do leite, como chocolate, caldas, caramelo. Também são utilizadas algumas ferramentas como caneta de aço ou palitos;
  • Free pour (ou pouring): nesse caso, os desenhos são feitos à mão livre, utilizando apenas leite vaporizado com o auxílio de uma leiteira chamada pitcher;
  • Stencil art: aqui, o desenho no café é feito usando cacau ou canela em pó com auxílio de moldes diversos.

Como fazer uma latte art linda e saborosa

latte art

Então, como fazer latte art em casa? Para começar, você precisa de alguns ingredientes e utensílios, como café expresso de qualidade, máquina de café com haste de vaporização, leite integral, leiteira pitcher e xícara para latte art.

Preparando o expresso

Comece sua latte art preparando o expresso: escolha um café de alta qualidade, especial e observe a moagem. Depois, meça a quantidade e faça a compactação. Em seguida, coloque o filtro na cafeteira e ligue-a, cobrindo ⅓ da xícara.

A compactação é determinante para a qualidade e a padronização do café expresso, e consiste, de modo geral, em fazer pressão sobre o pó do café moído. Há utensílios no mercado que ajudam a fazer isso, como o tamper.

Vaporização do leite

Pode ser qualquer leite? Não. O leite usado para latte art deve ser integral, pois tem maior concentração de gordura e proteína, permitindo que o creme seja mais denso e estável. Isso vai facilitar a elaboração de desenhos variados.

Então, coloque o leite integral gelado na leiteira tipo pitcher, até atingir até o bico, mas não deixe criar bolhas, pois elas atrapalham os desenhos da sua latte art. Se criar bolhas, deixe o leite vaporizado descansar até elas sumirem.

Ao mexer a bebida, ela deve girar uniformemente. Mergulhe o vaporizador e levante até ouvir assobios. Quando o recipiente esquentar, você pode desligar o vaporizador. Após preparar o café e o leite, agora sim, comece sua latte art.

Distância da pitcher

Derrame o leite vaporizado de modo circular e lento, a uma altura de aproximadamente quatro dedos, que permite uma melhor homogeneização. Quando atingir a metade da xícara, aproxime a pitcher da superfície.

Ângulo da xícara

Enquanto aproxima a pitcher da superfície da xícara para art latte, incline-a até que a pitcher toque no café. Aumente o fluxo de saída do leite e crie uma separação entre a espuma e o líquido. É hora de começar a desenhar!

Comece com desenhos simples

Após aprender como desenhar no café, entenda que iniciantes da técnica do latte art nem sempre conseguem desenhos mais complexos. Então, comece pelas imagens mais simples, como coração, folhas, flores e animais. Com o tempo, você pode se arriscar e ousar na sua criatividade.

Latte art com a Coffee ++

Lembre-se: para fazer uma boa latte art, você precisa de café de qualidade. O visual é importante, mas o sabor também é fundamental. Aqui na Coffee ++, você encontra kits incríveis de xícaras para começar a praticar sua arte, com café em cápsula, versões moídas, grãos ou drip coffee.

Com a Coffee ++, você tem experiências incríveis com café de qualidade 100% arábica e pode se tornar um #cafequizado com nosso Clube Coffee ++. Fazendo parte do clube de assinaturas, você tem vantagens exclusivas na compra dos seus produtos.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...