Search
Close this search box.

Como fazer muda de café? Tenha seu pé de café em casa!

Compartilhe:

como fazer muda de café

No universo cafeeiro, cada detalhe é fundamental para o resultado da bebida na xícara. Nesse contexto, o processo inicia antes mesmo do plantio do pé de café. Afinal, tem como fazer muda de café?

A muda de café especial vem de uma seleção criteriosa dos aspectos gerais, das raízes e da vitalidade. Esse processo é realizado pelo produtor no início da criação da lavoura. Porém, quem deseja criar a própria muda de café pode fazer isso em casa de uma maneira muito simples.

Para fazer a sua muda de pé de café, você precisa de um vasinho, terra adubada e duas sementes da variedade de café Mundo Novo, Catuaí, Bourbon Amarelo ou Geisha, por exemplo. Essas sementes ficam dentro do fruto de café colhido no pé. Como queremos uma muda de café especial, a escolha da variedade é muito importante para o resultado do seu plantio.

Como germinar uma semente de café?

Contudo, para a semente germinar, ou seja, dar frutos, é fundamental retirá-la da planta do café já adulta, no fruto com maturação completa. Em seguida, basta plantá-la em um vaso pequeno, posicionar o pé de café em um lugar com luz e ficar atento à água.

Já dentro da cadeia produtiva do café, há um segmento ligado ao cultivo de mudas de café em viveiros. O elevado nível do setor aliado à tecnologia de ponta criaram alternativas sociais econômicas com entregas de altos patamares.

O cultivo de café é o principal destaque da cafeicultura do agronegócio nacional. O país, maior produtor da bebida, é o segundo maior consumidor de café do mundo. No caso das mudas, cada estado apresenta uma legislação específica. Desse modo, é fundamental entender as leis individualizadas.

Na legislação de como plantar café, há características peculiares que regem produção, comércio, trânsito, armazenamento e saúde das mudas (que depende de cada produtor).

como fazer muda de café

As sementes de café nos viveiros

Na hora de instalar o viveiro de mudas e plantar café, o primeiro ponto de atenção está relacionado ao local de instalação dele, que deve contar com abundância de água e excelente logística. Então, a topografia plana é necessária, pois facilita o tráfego de veículos, bem como a logística de transporte.

O lugar também precisa ter proteção de ventos, assim como o sol, e é fundamental criar canteiros. A barreira de proteção de cada muda de café arábica pode ser feita com bambus, folhas de palmeiras, cercas de madeira ou outros materiais.

A cobertura utilizada no viveiro também é importante. Por isso, quando pensar como plantar muda de café, faça um checklist de todos os passos iniciais para a formatação de um viveiro. Em seguida, escolha o material usado para o plantio de cada muda.

Os canteiros de café especial

Para saber como fazer muda de café, é necessário ter mapeado o recipiente usado para semear. Por exemplo, você pode usar saco plástico ou tubete. No preparo da muda, você utiliza um substrato feito a partir da mistura de terra e adubo orgânico.

Então, para finalizar, identifique as variedades de café especial nos canteiros. A ideia é que cada etapa de como fazer muda de café seja pensada como um jardim colonial. Na Fazenda Primavera, por exemplo, o viveiro é extremamente importante e controlado.

Por isso, o controle do café especial se inicia antes mesmo do plantio do pé. Agora que você sabe como fazer muda de café, que tal experimentar a bebida direto na xícara?

Os cafés especiais da Coffee ++

Na Coffee ++, você encontra cafés diferentes acima de 84 pontos. As notas sensoriais apresentam aspectos no paladar de doce de marmelo, chocolate, frutas vermelhas, frutas amarelas, jabuticabas e muita doçura.

Todos os cafés podem ser encontrados nas variações moído, drip coffee, em grãos e em cápsulas compatíveis com a Nespresso. Tudo isso com a qualidade atestada no maior concurso de qualidade do mundo, o Cup of Excellence nas principais regiões cafeeiras do Brasil.

No Cerrado Mineiro, por exemplo, o cultivo é realizado por Gabriel Nunes, campeão Brasileiro de qualidade em 2017. Aqui, você encontra café com notas de chocolate ao leite, muita doçura e equilíbrio. Experimente nossos cafés superespeciais.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...