Search
Close this search box.

Café descafeinado tem cafeína? Tire essa dúvida aqui

Compartilhe:

café descafeinado tem cafeína

Muitas pessoas tomam o cafezinho de todo dia em busca de mais disposição e energia para a rotina. Por outro lado, há quem prefira beber café descafeinado por não querer sentir os efeitos da cafeína, seja pela saúde ou por simples gosto. Porém, será que café descafeinado tem cafeína, mesmo que em pequena quantidade?

O café descafeinado passa por um processo para retirada da substância antes de ser torrado, mas será que ela é realmente eliminada na produção? Tiramos essa dúvida no conteúdo que preparamos a seguir. Prepare o cafezinho e o pão de queijo para acompanhar a leitura!

Para entender melhor: como o café torna-se descafeinado

Antes de respondermos se café descafeinado tem cafeína, vamos explicar como a descafeinação acontece. Esse é o processo pelo qual o grão passa ainda verde para extrair a cafeína.

A descafeinação pode acontecer de quatro maneiras diferentes: por meio de água, acetato de etila, dióxido de carbono supercrítico e líquido ou cloreto de metileno. Contamos mais sobre cada uma delas em nosso artigo sobre descafeinação.

Depois de todo esse processo, chegamos no café sem cafeína, ou melhor, descafeinado. Mas a dúvida ainda fica: será que a substância é totalmente eliminada ou fica algum “restinho”? Continue lendo que vamos explicar!

Afinal, café descafeinado tem cafeína?

Sim, os cafés descafeinados têm cafeína. Apesar de todos os diferentes processos para reduzir a taxa da substância do grão, não é possível retirá-la totalmente. Porém, essa quantidade pode ser bem pequena, viu? Quase nula, na verdade.

Atualmente, a quantidade de cafeína no café descafeinado deve ser de 0,1% para a bebida entrar nesta categoria. Quem determina isso é a regulamentação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), sabia?

Então, se a sua dúvida era se existe café sem cafeína, a resposta é não, meu amigo: todo café descafeinado tem cafeína. Porém, se você quer aproveitar os benefícios de um cafezinho bom demais da conta com toda a experiência sensorial que a bebida pode oferecer, mas baixo teor de cafeína, a nossa dica é experimentar um café especial.

café descafeinado tem cafeína

Café especial: uma alternativa com 50% menos cafeína

Afinal, o que é um café especial? Esta bebida atinge, no mínimo, 80 pontos em critérios internacionais de aroma, fragrância, doçura, acidez, uniformidade e finalização. Quem faz essa avaliação é a Specialty Coffee Association (SCA).

O que isso quer dizer? O café considerado especial proporciona uma verdadeira experiência sensorial desde o primeiro gole. Isso porque ele não passa por uma torra excessiva, como acontece com os cafés tradicionais. Então, todos esses atributos que a gente falou ali em cima podem ser percebidos com mais clareza.

Ok, mas o que isso tem a ver com café descafeinado? Bom, os cafés especiais são 100% arábica, cultivados em terrenos e altitudes específicas que influenciam diretamente o sabor e o aroma da bebida.

Essa variedade de café possui apenas 1,2% de cafeína na composição, sabia? Isso é quase 50% do café tradicional. Então, se você busca uma opção saborosa e com baixo teor de cafeína, o café especial será seu parceiro!

Café descafeinado tradicional x café especial: qual é mais saudável?

Agora, você já sabe que o café descafeinado tem cafeína e conhece os benefícios do café especial. Então, qual dos dois escolher? Bom, muitas pessoas procuram o descafeinado por questões de saúde, como gestantes, mães em fase de amamentação e pessoas que sofrem com insônia e/ou ansiedade.

Mas, para colocar na balança qual dos dois é realmente mais saudável, é preciso pensar no seu hábito de consumo. Mesmo descafeinado, o café tradicional costuma ser mais amargo, pois passa por uma torra excessiva na produção, por isso ele é bem escuro.

A consequência disso é um café com apenas 7% do doce natural da fruta, fazendo com que muitas pessoas prefiram adicionar açúcar na bebida, tornando-a mais calórica.

Já o café especial, com grão arábica, mantém até 9% da doçura natural, além de passar por uma torra média. Ou seja, você nem precisa adicionar açúcar, já que a bebida é bem mais docinha do que a tradicional. Somando a baixa porcentagem de cafeína, esse café acaba sendo uma alternativa mais saudável.

Viva uma experiência única com café especial da Coffee ++

Sabe onde você pode encontrar cafés especiais com mais de 84 pontos pela avaliação da SCA? Na Coffee ++! Em nosso catálogo, você tem uma variedade de cafés produzidos em fazendas premiadas por pessoas apaixonadas pela lavoura.

Escolha entre o café em grãos, moído, em cápsula Nespresso ou drip coffee, que pode ser coado direto na xícara. Convide pessoas queridas para viver essa experiência com você, saboreando as notas frutais e naturalmente doces dos nossos cafezinhos, com aquele perfume que abraça.

Também não deixe de conferir os outros conteúdos do nosso blog! Por aqui, você encontra mais informações sobre esse universo tão especial, além de receitas para preparar seu cafezinho de diferentes formas. Inscreva-se na nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...