Search
Close this search box.

Aprenda a fazer um espresso Martini para ocasiões especiais

Compartilhe:

espresso martini

O espresso Martini é um drink sofisticado que combina perfeitamente com ocasiões especiais, como aniversários, festas ou até mesmo jantares a dois — principalmente se as duas pessoas forem #cafequizadas, não é mesmo?

O clássico cocktail é feito à base de vodka com licor de café, uma dupla que rende drinks bons demais da conta (como o White Russian, que já ensinamos a fazer por aqui, lembra?). Aliás, o sabor do espresso Martini é potente e proporciona uma experiência sensorial única — ainda mais quando é feito com café especial.

A origem do espresso Martini

A história por trás do drink espresso Martini é tão interessante quanto a composição. Reza a lenda que, em 1983, uma jovem modelo chegou em um bar e pediu para o bartender, Dick Bradsell (bastante famoso na época), preparar um drink feito com café.

Bradsell atendeu o pedido inusitado e misturou vodka, açúcar, licor de café e uma dose de espresso de uma máquina que havia no balcão. Na ocasião, a bebida se chamava “Vodka Espresso” e foi assim até os anos 90, quando o drink ganhou o apelido de “espresso Martini”.

Apesar de não ter nenhuma relação com o drink feito de gim, o Martini espresso ganhou esse nome por ser comumente servido na taça coupette. A ideia pegou e se popularizou rapidamente (afinal, quem não adora um bom drink e um café, não é?).

Como fazer espresso Martini tradicional

Agora que você já conhece a história por trás do cocktail, vamos ao que interessa: como fazer espresso Martini? Existem diferentes maneiras de preparar a bebida, mas nada é melhor que começar pela receita original, não é mesmo?

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma coqueteleira, coloque todos os ingredientes, complete com os cubos de gelo e bata rapidamente. Depois, pegue uma taça coupette (ou outra que você tiver na sua casa) e sirva a bebida já coada. Se quiser dar um toque especial, pegue três grãos de café e decore o drink.

espresso Martini

Outras variações do espresso Martini

Como falamos anteriormente, há outras formas de preparar seu cocktail espresso Martini. Uma pequena mudança nos ingredientes faz toda a diferença (desde que o nosso cafezinho ainda esteja presente, está tudo bem, não é mesmo?). Brincadeiras à parte, vamos às receitas. Confira!

Cuppa Joe

Esse drink conta com vodka, espresso e licor de avelã, que dá um toque final de sabor de castanhas maravilhoso. Que tal prepará-lo com o nosso café Chapada de Minas, que possui notas sensoriais de frutas secas, como castanhas e nozes? Assim, você potencializa o aroma e o sabor da sua bebida.

Ingredientes

  • 35 ml de vodka;
  • 35 ml de café Chapada de Minas em cápsula compatível com a máquina Nespresso;
  • 35 ml de licor de avelã.

Modo de preparo

Em uma coqueteleira, coloque todos os ingredientes, insira cubos de gelo e bata vigorosamente. Depois, em uma taça resfriada, coloque o drink coado duas vezes. Complete com grãos de café e raspas de limão-siciliano (tome cuidado para não raspar a parte branca da fruta, porque pode amargar demais seu cocktail, tá?).

Flat White Martini

O diferencial dessa receita de espresso Martini é o uso de licor de creme irlandês, em vez do licor de café. Porém, fique tranquilo, o espresso também é um dos ingredientes desse drink.

Ingredientes

  • 40 ml de vodka;
  • 20 ml de licor de creme irlandês;
  • 25 ml de café clássico em cápsula.

Modo de preparo

Assim como nas receitas anteriores de espresso Martini, é só colocar todos os ingredientes em uma coqueteleira, adicionar gelo e bater bem. Depois, coe em uma taça coupette gelada e decore com grãos de café.

Conheça a Coffee ++ e garanta seu café especial

Agora, você já sabe preparar um espresso Martini bom demais da conta para surpreender seus convidados em ocasiões especiais. Quer uma dica para deixá-lo ainda mais gostoso? Use cafés especiais na receita.

Ao longo do nosso conteúdo, já demos algumas sugestões. A verdade é que o café especial, com mais de 84 pontos na avaliação da Specialty Coffee Association (SCA), vai dar um toque extra nas notas sensoriais da bebida, deixando-a mais intensa em sabor e aroma.

Isso porque os cafés especiais são feitos em um processo cuidadoso que mantém todos os atributos oferecidos pelo fruto: doçura, aroma, fragrância e experiência única no paladar.

Então, que tal garantir o seu agora mesmo para preparar seu drink? Confira as opções no site da Coffee ++ e escolha a sua favorita!

Continue acompanhando o blog da Coffee ++

Para mais dicas, receitas e curiosidades sobre o universo do café especial, continue acompanhando o blog da Coffee ++. Para receber conteúdos direto no seu e-mail, é só assinar a nossa newsletter. Aproveite e venha se tornar um #cafequizado!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...