Search
Close this search box.

Aprenda a fazer um café com baunilha

Compartilhe:

copo de café com baunilha em uma bandeja com cubos de gelo

Usada para aromatizar diversos alimentos, a baunilha também é uma excelente especiaria para dar um toque especial a qualquer bebida. Por isso, se for um #cafequizado, você vai adorar o café com baunilha.

Essa dupla de sabores promove uma experiência incrível de sensações para seu paladar. As notas sensoriais do café e o aroma da baunilha fazem o famoso cafezinho ficar ainda mais delicioso. Assim, confira logo abaixo como fazer café com baunilha com a Coffee ++!

Como fazer café com baunilha simples

Para fazer a receita tradicional, é só juntar a baunilha ao seu típico cafezinho. Neste caso, você pode usar tanto o extrato quanto a fava de baunilha, que pode ser fervida com a água do café.

Quanto à proporção da baunilha para o café, recomenda-se: a cada 500 ml de água, use duas favas de baunilha ou uma colher de sopa de extrato de baunilha. No caso das favas, elas ainda podem ser usadas na decoração da sua bebida e deixá-la ainda mais bonita.

Outras receitas especiais com café baunilha

dois copos de café com baunilha com cubos de gelo e grãos de café

Além da receita simples, se você é o tipo de pessoa que gosta de uma bebida mais incrementada, saiba que é possível fazer preparos especiais com o uso da especiaria. Pensando nisso, separamos a seguir algumas receitas para você fazer no seu café da manhã ou no final de tarde.

Café com baunilha gelado

O café geladinho é uma excelente opção para os dias quentes, não é mesmo? Por isso, trouxemos uma receita de café gelado com baunilha para você fazer e se deliciar com essa combinação. Confira como preparar essa mistura sensacional de sabores:

Ingredientes

  • 50 ml de café;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 150 ml de leite;
  • ½ colher de chá de essência de baunilha;
  • 6 gelos.

Modo de preparo

Para preparar, basta adicionar açúcar ou adoçante a gosto, o leite e a essência de baunilha, e misturar bastante em um copo mais alto. Logo depois, você pode colocar os cubos de gelo e, aos poucos, adicionar o café.

Café expresso com baunilha

Para os dias frios, você pode apostar no café expresso com chantilly de baunilha que, além da doçura natural do café, traz a sensação única do chantilly.

Ingredientes

  • 4 porções de café expresso quente;
  • 1 colher de sopa de baunilha;
  • 200 ml de creme leite fresco;
  • 200 ml de leite.

Modo de preparo

O primeiro passo para a receita é aquecer o leite. Enquanto o leite esquenta, bata o creme de leite no batedor. Quando você começar a ver picos no creme de leite, coloque a essência de baunilha na mistura.

Para montar, use duas xícaras, coloque o café, depois o leite quente. Em seguida, adicione cerca de uma a duas colheres de sopa de chantilly de baunilha em cima da bebida.

Conheça os tipos de baunilha

Agora que você já viu algumas receitas para fazer com a baunilha, sabia que essa planta vem do México e pode ser encontrada em algumas variações? Logo abaixo, a Coffee ++ explica a diferença entre a essência, o extrato e a fava.

Favas de baunilha

As favas de baunilha vem da própria planta e, em geral, são retiradas e submetidas a um processo para ficarem próprias para o consumo. São muito usadas para diversos pratos culinários, inclusive na fabricação de bebidas como logo acima. Demais, né?

Quando são compradas, elas podem ser usadas tanto in natura quanto apenas as sementes, que devem ser retiradas e podem ter diversas utilidades.

Extrato de baunilha

Os extratos de baunilha também são feitos com a própria substância e podem ser encontrados em versões industrializadas ou produzidas com receitas caseiras. Em geral, eles são mais fáceis de usar em receitas de café, já que são líquidos e se misturam facilmente à bebida.

Essência de baunilha

Já a essência da baunilha é uma substância que pode ser facilmente encontrada na maioria dos supermercados. Diferentemente da fava e do extrato da planta, esse tipo é um produto artificial criado para “copiar” o sabor da baunilha.

Faça o seu extrato de baunilha

Uma forma de aproveitar a fava de baunilha das receitas é usá-la para fazer o extrato de baunilha. Para isso, basta colocar a fava em um vidro completo com vodka, por exemplo, e aguardar.

Assim, à medida que usar as favas, você pode colocá-las no vidro e adicionar mais vodka. Em média, para ficar no ponto de usar, é preciso que a mistura fique em torno de quatro a seis meses em conserva.

Use um café especial em sua receita

Deixe suas bebidas ainda mais saborosas com os cafés especiais da Coffee ++. Eles são feitos com os melhores frutos e possuem aroma, fragrância, doçura e acidez que agradam a todos os paladares.

Aproveite para conferir nosso clube de assinaturas! Participando do clube dos cafequizados da Coffee ++, você tem vantagens exclusivas, além de frete grátis comprando a partir de um determinado valor.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...