Search
Close this search box.

Aprenda a fazer sua própria bolacha de café

Compartilhe:

bolacha de café

O café é um produto usado em inúmeras receitas, desde as mais tradicionais até as infinitas possibilidades de novas criações. Imagina só tomá-lo quentinho com uma bolacha de café feita por você? Aqui, vamos te ensinar a preparar essa delícia.

Como fazer bolacha de café?

Bolacha ou biscoito? Depende de qual região brasileira você fala. De um jeito ou de outro, é uma maravilha. Então, aprenda como fazer biscoito de café, uma receita simples e gostosa de preparar porque o cheiro do café se espalha pela cozinha.

Ingredientes

Essa receita de biscoito de café leva ingredientes fáceis de encontrar e com preços acessíveis. Então, não tem desculpa para deixar para depois:

  • 185 g de farinha de trigo;
  • 20 g de cacau em pó;
  • 1 colher de sopa de café solúvel extraforte dissolvido em 1 colher de sopa de água morna;
  • 1 gema de ovo;
  • 100 g de margarina com 80% de lipídeos;
  • 80 g de açúcar refinado.

Modo de preparar

Dissolva o café solúvel extraforte. Coloque uma colher de sopa cheia do café solúvel em uma colher de água morna e misture bem para não restar nenhum granulado.

Em seguida, coloque em um recipiente a margarina junto com o açúcar refinado e misture bastante até ficar um creme fofo. Depois de dissolver o café e fazer o creme, misture bem os dois até ficarem homogêneos.

Adicione os demais ingredientes e vá mexendo com as mãos. O ponto ideal da massa é quando ela não estiver mais grudando nas suas mãos. Se mesmo com a farinha de trigo a massa ainda estiver grudando, vá adicionando mais farinha aos poucos até não grudar mais.

O formato da bolacha

bolacha de café

Quando sua massa perfumada estiver pronta, molde o formato e o tamanho que quiser para a sua bolacha de café. Uma dica especial: você tem a opção de fazer biscoitos com o formato do próprio grão de café. Vai ficar lindo para compor uma mesa de café da manhã ou da tarde, principalmente nos dias em que for receber alguém especial.

Para fazer esse formato, basta criar bolinhas ovais com a massa e fazer um leve corte no meio. Assim, você vai ter uma bolacha de café saborosa e elegante.

O perfume que vem do forno

Por fim, separe os biscoitos na forma e leve ao forno pré-aquecido em 180 graus. Deixe assar por 15 a 20 minutos, mas vá monitorando, porque o tempo também pode variar de acordo com a potência de cada forno. Não queremos que a bolacha de café queime, não é?

O perfume saindo do forno vai se espalhar pela casa, convidando você para um cafezinho com bolacha. Se tiver companhia agradável, melhor ainda. É sempre bom compartilhar um momento gostoso!

O ritual do cafezinho

O café é uma bebida milenar, sendo uma das mais consumidas no mundo. Nos dias frios, ele nos esquenta, já nos dias quentes, ele nos dá milhares de opções para bebidas refrescantes quando associado a outros ingredientes.

É comum que os atributos sensoriais do café despertem o sentimento de conforto e aconchego, tornando as pausas de trabalho, estudo e games momentos aguardados e que dão alívio e energia para nossa mente e nosso corpo.

Quando fazemos esse ritual, nos sentimos próximos das pessoas queridas, em razão da sensação de calor que nos desperta. A bolacha de café agrega ainda mais nesses momentos de pausa ou de socialização junto com o cafezinho quente, enriquecendo o ritual.

Lembrando que a bolacha também leva cacau em pó, ou seja, além do gostinho amargo do café, você terá o sabor incomparável do chocolate na sua forma mais pura.

Com café e afeto

O ritual do cafezinho por si só já tem o poder de nos levar emocionalmente para lugares e momentos que aquecem nosso coração, da mesma forma que a bebida aquece nosso corpo.

A bolacha de café ajuda a intensificar essa sensação, nos transportando para a infância na casa da vó, da tia, para os dias no interior com família, para a padaria da esquina e aos encontros depois do trabalho. Então, aproveite o tempo livre para experimentar essa receita deliciosa.

Coffee++ na mesa do seu ritual

Você aprendeu a fazer bolacha de café. Agora, imagina preparar essa receita com os cafés especiais da Coffee++? Aqui, você encontra os produtos com melhores aromas e sabores, em opções 100% arábicas.

Nosso café está disponível em quatro formatos: grãos, moídos, cápsulas compatíveis com máquinas Nespresso e drip coffee. Tem para todos os gostos e você ainda pode fazer parte do melhor clube de assinaturas de café do Brasil, o Clube Coffee++, e obter vantagens exclusivas na compra dos produtos.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...