Search
Close this search box.

Aprenda a fazer decoração com grãos de café!

Compartilhe:

decoração com grãos de café

No universo contemporâneo, ideias baseadas na reutilização de materiais têm status de protagonismo na decoração. A pegada mais cool tem a individualidade como ponto de aderência. Nesse sentido, a decoração com grãos de café pode ser incorporada ao ambiente, mas como fazer isso?

A decoração com café é charmosa e carregada de memória afetiva. Desse modo, muitas pessoas optam por soluções manuais que podem ser incorporadas em ambientes distintos, seja de forma mais sofisticada, seja de um jeito mais simplificado.

Criatividade na decoração de café

O grão de café traz charme ao cantinho do café, assim como em outros ambientes da casa. As variações são diversas e uma das possibilidades é colocar os grãos em uma garrafa plástica com tamanhos diferentes em bancadas ou mesmo em mesas centrais.

Além disso, os grãos podem formar uma frase legal em um quadro, como “Café não costuma faiá.” O quadro de café é uma peça única, que pode ser personalizada de acordo com o ambiente e o perfil do dono. Geralmente, os valores de mercado são altos, mas é possível pensar em alternativas criativas com custos bem acessíveis.

Até porque os quadros fazem parte da rotina da humanidade desde os tempos da caverna. Inclusive, os desenhos nas cavernas foram os primeiros registros decorativos da humanidade. Tempos depois, o Egito protagonizou esse processo com as pirâmides.

Como fazer o quadro de café?

decoração com grãos de café

Para quem deseja colocar a mão na massa, temos uma dica simples e cheia de charme. Você pode fazer a decoração com grãos de café usando filtros, logo após a finalização do seu coadinho. Então, antes de mais nada, coloque a água para ferver, coe o seu cafezinho, aprecie e, em seguida, inicie sua decoração autoral.

Entre os materiais, você vai precisar de uma pequena quantidade de café em grãos, coadores de papel e dedicação na criação do quadro. Anote tudo que você vai nessa decoração muito diferenciada.

Materiais

  • 3 coadores de papel usados;
  • Pincel com ponta grossa;
  • Tela de MDF;
  • Cola branca diluída em água;
  • Tesoura.

Como fazer?

Inicie a decoração com grãos de café pelos coadores de papel usados: retire o restante do pó de dentro deles com bastante cuidado e deixe-os secar. Em seguida, corte os filtros em tiras de forma desigual e inicie o processo de colagem na tela de MDF.

Para impermeabilizar as tiras do coador, passe a cola por cima. Para finalizar, use grãos de café para decoração e cole de formas diferenciadas em formato de flores, por exemplo.

Decoração com grãos de café em jardins

  1. Os grãos podem ser usados na jardinagem, já que são ideais para conter a água acumulada nos vasinhos
  2. Use grãos de café no porta-pincéis, que deixam os pincéis mais firmes e exalam um cheirinho por toda a casa.
  3. O cheirinho que todo mundo gosta pode ser potencializado: manualmente, cole grãos de café em velas. Quando forem acesas, elas deixarão o ambiente aromatizado.
  4. O que acha de um relógio personalizado para o seu cantinho do café? Utilize como base um relógio simples, com custo baixo, e faça a colagem de grãos de café no acessório.
  5. Que tal um porta-copos estilizado, hein? Ele é muito criativo e bem simples de produzir. Você usará um CD antigo e fará a colagem dos grãos bem juntinhos sobre a superfície dele.

Inspire-se com o café superespecial

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre a versatilidade dos grãos e a decoração para o seu cantinho do café, o que acha de experimentar um café superespecial acima de 84 pontos? Isso significa que a bebida apresenta características peculiares, como doçura, acidez equilibrada e notas diferenciadas.

Na xícara, o resultado é um café com notas sensoriais variadas, como doce de marmelo, rapadura, frutas cítricas e vermelhas, por exemplo. Existem várias explicações em relação aos sabores do café na boca, sendo que o terroir é um ponto muito relevante em cada região cafeeira.

A região do Cerrado Mineiro, por exemplo, revela cafés com notas sensoriais com base em chocolate. Tanto é que a região considerada uma das mais profissionalizadas do país entrega cafés que agradam aos diferentes paladares, além de toda a doçura da bebida.

Na Coffee ++, o café do Gabriel Nunes apresenta características que mostram exatamente isso, bem como acidez baixa e muito equilíbrio. Por isso, as notas sensoriais surgem com relevância muito elevada e são apreciadas desde o primeiro gole. Ficou curioso? Conheça aqui!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...