Search
Close this search box.

Aprenda a como fazer bala de café em casa

Compartilhe:

bala de café

A bala de café é uma delícia, não é? Ela cai muito bem em qualquer hora do dia, ainda mais depois do almoço, até substituindo o tradicional “cafezinho”. Afinal, o importante é sentir o gostinho do café sempre que bater aquela vontade, certo?

Pensando em ajudar você a ter uma bala de cafeína sempre pronta para se deliciar no conforto de casa, a Coffee ++ separou uma receitinha especial que é fácil e rápida de fazer. Ela fica pronta em, no máximo, 45 minutos. Vamos conferir?

Receita de bala de café

Está a fim de preparar uma receita de bala de café? Anote os seguintes ingredientes:

  • 1 xícara de chá de café pronto (prefira um “cafezinho” mais forte);
  • 1 xícara de chá de leite;
  • 3 xícaras de chá de açúcar;
  • ½ xícara de chá de mel;
  • 1 gema;
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo;
  • Manteiga.

Modo de preparo

Vamos ao passo a passo: em uma tigela, misture todos os ingredientes. Atente-se somente à gema, que deve ser ligeiramente batida antes, e à farinha de trigo, que deve estar peneirada. Com a ajuda de uma colher, mexa tudo antes de transferir para uma panela.

Coloque-a em fogo médio e não deixe de mexer até conquistar a consistência de fio grosso. Em um recipiente untado com a manteiga, despeje a mistura e deixe-a esfriar por um tempo. Espere somente até amornar um pouco.

Feito isso, com a ajuda de um cortador de biscoito, é hora de cortar a bala de café. Tendo as balinhas cortadas, embrulhe-as em um papel específico para bala e deixe-as em um vidro, assim você consegue pegá-las sempre que quiser, com maior praticidade. Bom demais da conta, não é?

bala de café

Receitinha especial de doce de café

Agora que você já sabe como fazer bala de café, que tal aprender uma receitinha diferenciada que também cai no gosto de quem adorou a anterior? Apesar de o número de ingredientes do doce de café ser mais alto, eles não saem do comum, ou seja, você os encontra facilmente no armário de casa.

  • 1 ½ xícara de leite em pó;
  • 10 colheres de sopa de açúcar;
  • 5 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • 1 colher de sopa de café solúvel;
  • 1 colher de chá de canela (a gosto);
  • ½ xícara de leite quente.

Modo de preparo

Primeiramente, separe uma vasilha e coloque o leite nela. Lembre-se de que ele deve estar bem quente, dissolvendo o café solúvel e o chocolate em pó com maior facilidade. Em primeiro lugar, acrescente o café e misture até formar uma solução homogênea. Feito isso, é hora de adicionar o chocolate em pó e a canela.

Tendo esses ingredientes na vasilha, bata-os até a solução voltar a ser homogênea. Depois, coloque o açúcar e o leite em pó. Dessa vez, recomendamos batê-los com a ajuda de uma espátula ou até mesmo com as mãos. Só termine quando a solução conquistar a consistência de uma massa lisa.

Caso sinta que a massa não está em uma boa consistência ou está seca demais, adicione um pouco de leite em temperatura ambiente. Essa receita rende por volta de 120 docinhos de café. Você pode servi-los até mesmo como sobremesa em uma festa.

Finalização

Percebeu que a massa chegou em uma textura lisa? Quer dizer que ela está no ponto certo! Pegue um pedaço dessa massa, lave as mãos e faça um rolinho. Com ele, é possível cortar pedacinhos de massa para modelar o doce de café da forma que você desejar. No total, são 5 g por unidade.

Com as balas modeladas, você pode deixá-las ainda mais atraentes passando-as em açúcar cristalizado. Se preferir, até mesmo o chocolate em pó usado durante a receita cai muito bem nessa etapa.

Coffee ++: cafés mais que especiais

Gostou de aprender a fazer bala de café em casa? Tanto ela quanto o docinho são receitinhas especiais que, com certeza, agradam aos amigos e à família. Porém, para complementar a experiência, já pensou em se deliciar com um café especial 100% arábica? A Coffee ++ ajuda nessa missão.

Aqui, estão disponíveis cafés especiais avaliados acima de 84 pontos na SCA (Associação de Cafés Especiais). Você os encontra tanto em formato de grãos, como em moídos, em cápsula e drip coffee.

Além disso, há diversos sabores para experimentar, incluindo o Clássico da casa, com notas achocolatadas, de doce de leite e frutas secas, além dos produzidos por quem nasceu debaixo do pé de café, os produtores da Coffee ++: Ricardo Tavares, Luiz Paulo e Gabriel Nunes.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...