Search
Close this search box.

Afinal, beber cerveja com café faz mal?

Compartilhe:

cerveja com café faz mal

Quem nunca recorreu ao “cafezinho” depois de beber demais em uma festa? Com o intuito de manter a sobriedade, muitos pensam que misturar café com álcool é uma solução para cortar o efeito das bebidas. Porém, isso não é totalmente verdade, mas também não significa que beber cerveja com café faz mal.

Isso porque a cafeína já possui um efeito estimulante que nos deixa em alerta durante uma quantidade de tempo. O contrário ocorre com a cerveja que, apesar de também funcionar como um estimulante, não nos deixa nesse estado.

Consumir café com cerveja juntos é um risco, pois cria uma falsa sensação de segurança no cérebro. O álcool também libera a GABA, uma substância que resulta em sonolência e cansaço. É como se nos colocasse em um estado de sedação, o que é um perigo.

Ouvimos durante a vida inteira que dirigir embriagado é um risco não só à nossa vida, como também a do próximo, certo? Por isso, não se engane! Beber cerveja com café nos dá uma falsa sensação de sobriedade, e colocar o pé na estrada nesse estado continua sendo a pior ideia possível.

Cerveja com café mal se bebidos separadamente?

cerveja com café faz mal

Que beber cerveja com café faz mal você já sabe, certo? Porém, o que acontece se ingerirmos os dois separadamente e com moderação? Eles podem fazer parte da sua rotina sem prejudicar a saúde e até ajudar você a viver mais e melhor.

Essa conclusão vem da pesquisa intitulada de “The 90+”, que o departamento neurológico da Universidade da Califórnia (UCI MIND) iniciou em 2003, acompanhando os hábitos alimentares de mais de 1.800 pessoas. A cada seis meses, os participantes passavam por uma série de exames, desde neurológicos e cognitivos até físicos.

A partir disso, foi possível analisar a dieta, assim como o histórico médico, o estilo de vida e outras informações relacionadas à saúde dessas pessoas. Os pesquisadores perceberam que aquilo que as fazia viver mais era beber café e cerveja regularmente. Curioso, não é?

Benefícios

Não há uma explicação exata sobre por que isso acontece. Segundo a nutricionista Jennifer Markowitz, quando se insere o álcool em um estudo, tudo que se pode fazer é observar. Por isso, a conclusão de que cerveja com café faz mal é uma mentira que se baseia apenas na observação.

Assim como a cerveja, o café com vinho também é um sinônimo de longevidade. O vinho por si só é tido como uma ótima bebida para fortalecer o coração, principalmente ingerindo uma taça por dia. Alguns estudos dizem que café com álcool, consumidos separadamente, podem trazer benefícios à saúde.

Entre os principais benefícios, estão a prevenção da hipertensão, o controle da diabetes e até a diminuição no ganho de peso. Isso se deve a vitaminas, ferro, cálcio e ácido fólico presentes na cerveja, que protegem o sistema cardiovascular.

Beba com moderação!

Vale reforçar que cerveja com café faz mal caso sejam ingeridos sem moderação. O vício ainda é um risco grande, por isso o ideal é ingerir apenas de dois a três copos pequenos de cerveja por dia, sem exageros. Tudo isso deve se combinar a uma dieta saudável e à prática de exercícios físicos.

Já experimentou as cervejas de café?

Uma dica para quem adora a junção dos dois mundos são as cervejas de café. Há diversas opções no mercado, como a Porters, a Stouts e a IPA Coffee, a que mais se destaca. Ela é conhecida como India Pale Ale, uma cerveja mais amarga com maior quantidade de lúpulo, conservante natural e bacteriostático.

Essas cervejas possuem apenas o aroma, e não o sabor de café. Isso se deve ao processo “dry hopping”, responsável por adicionar diferentes aroma nas cervejas, desde o cítrico até o floral. Tudo isso sem interferir no amargar natural da bebida. Bom demais da conta, não é?

Aproveite para conhecer os cafés especiais da Coffee ++

Agora que você já sabe que cerveja com café faz mal se for consumida sem moderação, que tal adotar os cafés especiais ao seu dia a dia? A Coffee ++ trabalha com cafés 100% arábicas, ou seja, com mais doçura e sabor sem qualquer aditivo na composição.

Nossos cafés especiais são avaliados acima de 84 pontos na SCA (Associação de Cafés Especiais), além de produzidos por quem nasceu debaixo do pé de café. Quer mais benefícios? Eles estão disponíveis em quatro formatos: grãos, moído, cápsula e drip coffee.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...