Search
Close this search box.

Café pré-treino: saiba do benefício desse estimulante natural

Compartilhe:

café pré treino

O café é um verdadeiro “shot” de energia, por isso se tornou um auxiliar na performance e na prática de atividade física. Tanto é que o cafezinho virou uma solução para quem quer manter o ritmo intenso de exercícios. Sendo assim, não é exagero afirmar que café pré-treino pode ser a alternativa para evitar o boicote.

Até porque é comprovado que, entre os benefícios do café, há o estímulo físico ligado ao consumo da bebida. Inclusive, de acordo com a pesquisa do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, existem aspectos preventivos relacionados ao consumo.

Aliás, a cafeína tem função estimulante em todo o corpo. Por isso, o café pré-treino estabelece a rotina de ganho de massa magra. Desse modo, ocorre a melhora do rendimento físico e da disposição.

Segundo a nutricionista Carla Oliveira Gomes, o café expresso tem mais quantidade de pó de café por xícara. Assim, ele é mais concentrado (geralmente 2 g de diferença), aumentando o teor de cafeína. “Como a cafeína ajuda na performance no treino, acredito no café até como pré-treino”, afirma.

A ação da cafeína no organismo

Essa resposta mostra um pouco sobre quais são os benefícios do café: o consumo de café antes da atividade física elimina a sensação de cansaço e potencializa a força muscular. Inclusive, a bebida é indicada para os adeptos de musculação, crossfit e exercícios funcionais ligados ao aumento de massa magra.

Tanto é que, de acordo com a nutricionista Carla Alves, o ideal é consumir o café antes do treino puro ou acompanhado por adoçantes naturais, que não trazem malefícios para a saúde. “Por possuir cafeína, ele vai ajudar no rendimento e reduzir a fadiga durante a prática de exercícios físicos”, alerta.

Para o café pré-treino, nada de açúcar

Contudo, a tarefa de consumo da bebida pura não é um condicionante simples, mesmo para atletas. Não é para menos: o gosto amargo e o sabor queimado de muitos cafés da grande indústria pedem o excesso de açúcar, além de outros elementos, a fim de amenizar o sabor.

Desse modo, muitos praticantes de exercícios priorizam o consumo de café especial, já que os grãos vêm naturalmente adoçados do pé. Assim, conforme orientação da nutricionista Carla, o consumo é realizado com facilidade e ele serve como um pré-treino eficiente.

O café é benéfico para a saúde, desde que seja consumido sem açúcar ou com adoçantes naturais, como stevia, xilitol ou eritritol, por exemplo. Assim, aproveitamos as vantagens do café sem os malefícios que o açúcar pode trazer.

Carla afirma que, falando em metabolismo, alguns estudos mostram que a cafeína pode aumentar, a curto prazo, nosso metabolismo em 3 a 11%. Porém, há menor efeito em pessoas obesas e mais velhas. “À medida que se vai ganhando tolerância à cafeína, este efeito também reduz”, alerta.

Mais café e menos preguiça

café pré treino

Sendo assim, o café pré-treino é uma escolha inteligente. Apesar de o pré-treino não ser uma regra, já é comprovado que a ingestão evita que aquela preguiça impeça você de treinar.

Porém, é muito importante sempre deixar claro que, para a perda de peso, a escolha dos alimentos do dia é essencial: “no caso, um suplemento é muito bem-vindo quando a pessoa tolera bem. Por exemplo, se ela tem uma rotina muito puxada, isso vai melhorar o treino por ajudar na disposição.”

Sendo assim, pensar na cafeína pré-treino pode auxiliar na melhora do rendimento físico e ainda aumentar a força muscular. “É um ótimo benefício para quem pratica musculação, por exemplo. Consumir de 3 mg a cada 1 kg de peso corporal, uma hora antes do treino, é uma forma certeira de conquistar a energia desejada”, explica.

Café estimulante para a perda de peso

Porém, o “pulo do gato” para vida saudável e perda de peso é priorizar o autocuidado. Então, exercitar-se encabeça a lista de prioridades, assim como acordar, escovar os dentes e trabalhar, já que impacta a prevenção de doenças. Como ficou claro que o café estimulante é cientificamente comprovado, temos motivo suficiente para arrumar um tempinho na correria do dia a dia para isso.

“A partir do momento que você entende isso, a ideia é que se procure a atividade física que mais te agrada e se proponha a fazê-la com a máxima frequência e constância que conseguir. Com o tempo, você se apaixona pelo processo e nunca mais o sedentarismo terá lugar na sua vida”, ensina.

Então, com esse foco, tomar café antes do treino também fará parte da rotina de quem busca alta performance. Entretanto, você não precisa punir o seu paladar com aquele café amargo e tradicional.

Café especial para o pré-treino

A sugestão para o pré-treino é o drip coffee de café especial, que fica pronto antes da atividade física. Esse é o nosso café de sachê, que pode ser preparado com 100 a 120 ml de água, com a praticidade de poder consumi-lo antes da malhação ou até do trekking do fim de semana.

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...