Search
Close this search box.

Café com queijo: conheça essa harmonização ++ que especial

Compartilhe:

Café com queijo servido ao lado, em uma mesa de madeira, acompanhado de pão.

A harmonização de café com queijo pode parecer estranha à primeira vista, mas cria um gostinho perfeito para o paladar. Isso porque eles são símbolos da mineiridade, gerando um sabor único e salgado à bebida, que consegue até mesmo diminuir a acidez e acentuar notas não tão perceptíveis.

Entretanto, experimentar a combinação de café e queijo não é uma tarefa simples, já que ela dependerá especificamente da produção do grão, sua origem, modo de extração, ponto de terra e outras características. Até mesmo a forma como a bebida é preparada interfere no resultado final.

A recomendação é dar preferência para a variedade arábica e catuaí, tanto vermelha quanto amarela. Cada uma delas fará uma combinação certeira com inúmeros tipos de queijo. Por exemplo, o catuaí vermelho cai bem com queijos mais suaves, o catuaí amarelo, com os mais fortes.

Como surgiu a harmonização de café com queijo?

Muito se fala sobre a origem da mistura de café com queijo, mas a explicação mais popular é de que ela foi criada em países nórdicos, com o nome de “Kaffeost”. A primeira harmonização era composta por queijo de cabra ou de vaca, da Finlândia e Suécia, respectivamente.

Com o tempo, outros queijos mais fortes foram adicionados, criando harmonizações com o saborzinho ainda mais acentuado. A descoberta do café com queijo foi se aprofundando até chegarmos à conclusão que temos hoje: com os cafés encorpados, os queijos fortes são a melhor opção; com cafés frutados, os mais leves.

Aprenda a harmonizar o café com queijos

A harmonização de café com queijo dentro se resume ao equilíbrio entre os sabores. Para dar certo, não vale somente adicionar qualquer tipo de queijo com qualquer tipo de café. É preciso entender as características de cada um para não obter um sabor indesejado.

Queijos macios

Com o que combinar os cafés arábicas? Eles caem bem com queijos mais leves, como a muçarela de búfala, por exemplo. O grão arábica já possui um sabor acentuado, que vai ser ainda mais destacado pelo queijo. Experimente com os “cafezinhos” da Coffee ++!

Queijos de massa filada

Esse tipo de queijo é conhecido por ter uma maior elasticidade e facilidade de derretimento. A muçarela e o provolone são alguns dos principais exemplos. Nesse caso, a harmonização de café e frutas cai muito bem, por isso, prefira cafés mais leves e frutados, equilibrando o sabor.

Queijos de massa firme

Indo na contramão dos queijos de massa filada, os de massa firme são comuns no nosso dia a dia. Eles são um tipo de queijo para café da manhã e para o almoço, como o queijo prato e o parmesão. Procure apostar nos cafés mais encorpados e levemente salgados, deixando o resultado harmônico.

Queijos com mofo azul

O queijo gorgonzola é o principal exemplo de queijo com mofo azul. Ele tem um gosto forte que combina perfeitamente com um café encorpado. Isso porque ele diminui a gordura e cria uma experiência sensorial sem igual, com um sabor forte e inesperado.

Café servido em uma xícara branca, acompanhado de pão de queijo. Imagem para ilustrar conteúdo sobre café com queijo.

Faça a degustação!

Agora chegou a melhor parte: a de degustar. Você já sabe harmonizar os tipos de cafés com os queijos, então é hora de colocar a mão na massa. Na hora de preparar, não há segredo, é só preparar o “cafezinho” e inserir um pedaço de queijo na boca.

O segredo é limpar bem o paladar, de preferência com água, e sentir o aroma do café. Em seguida, coloque um pedaço de queijo na boca, saboreie e depois beba o café. Os sabores de cada um dos compostos criará uma harmonia leve ou intensa, dependendo do queijo escolhido. Interessante, não é?

Coffee ++: o seu “cafezinho” mais que especial

Como dissemos, o grão arábica é um dos principais compostos para criar a harmonização de café com queijo. Experimentar essa junção é uma forma de sair do comum. Por isso, que tal conhecer os cafés especiais da Coffee ++? Eles são 100% arábica, com sabor e doçura sem a adição de aditivos.

Os produtos da Coffee ++ são uma ótima sugestão para o seu café da manhã com queijo. Você consegue garanti-los em quatro formatos: o de grãos, o moído, o de cápsulas (compatíveis com máquinas Nespresso) e o drip coffee. Todos os nossos cafés são produzidos por quem nasceu debaixo do pé de café. Confira!

Quem já é #cafequizado vai adorar conhecer o Clube Coffee ++, o nosso espaço reservado para assinaturas. Lá, é possível garantir os nossos produtos com vantagens exclusivas. É o clube de assinaturas ++ democrático do Brasil. Não deixe de fazer parte!

Deseja receber mais conteúdos sobre café?

Assuntos em Destaque

Você gostou? Avalie este conteúdo
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...